"QUE PAÍS É ESSE?"

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023.

Parece que a sociedade criou um método eficaz de gerar propaganda para difundir mazelas e seus autores respectivos. Para isso criou o tal de "jargão". Isso virou febre no meio de todos.

Mas vários deles não possuem base para crédito. Tomemos o exemplo um deles: "Brasil, país do futuro". Qual é este futuro? Um país onde não se respeita quase nada, principalmente leis.

Para isso pode-se observar o seguinte: os membros do Superior Tribunal Federal, STF, dessa atual composição, só um deles possui histórico de juiz. Os demais, não.

O quadro de componentes do Governo, entre ministros e afins, possui um contingente que carrega um lastro pesado de ocorrências judiciais/criminais. O próprio ministro da Justiça, Flávio Dino, possui 277 ou 279 citações no site de JusBrasil. Dê-se o desconto dele ser um advogado e assumir essa condição em muitos desses processos. Mas de escândalos, é muito fácil saber que ele faz parte de muitos.

No Congresso Nacional, há outro contingente extenso de gente com currículo manchado por ações penais/criminais, a ponto de em 1993, o Lula afirmar aos quatro ventos que lá havia "300 picaretas". De lá para cá isso deve ter aumentado, com certeza. E não se pode, e nem se deve, esquecer de Renan Calheiros, com mais de uma dezena de processos na carreira. E foi até Presidente do Congresso Nacional. Imagina!

Os procedimentos dos presidentes das duas casas legislativas do Congresso Nacional, tomam ações e atitudes que contrariam a própria Constituição Federal, não obedecendo as próprias regras de lá. E isso tem se estendido a alguns membros do Superior Tribunal Federal, STF. O que está havendo de discussão e reclamação dessa atitude, já chama bastante atenção de todos.

Mas essa problemática não se restringe apenas a esses âmbitos. A impressão que se tem é a de que a própria população prefere viver à margem das leis, tantas são as arbitrariedades que cometem. E na imprensa já se teve oportunidade de conhecer uma matéria que informa um número de mais de cento e quinze milhões de processos que correm nos tribunais brasileiros.

Por fim, falando-se em jargão no início dessa assertiva, não dá para esquecer um, de uma música cantada pelo grupo Legião Urbana, que tornou-se famosíssimo neste país: "QUE PAÍS É ESSE?"

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 11/05/2023
Código do texto: T7785407
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.