O Bardo de Stratford-on-Avon(Crônica 1)
1. O Bardo de Stratford-on-Avon
Ah, Shakespeare! Sua influência em nosso mundo não deixa de ser sentida há mais de 400 anos... Ele é considerado o criador de muitas peças consideradas para nós verdadeiros clássicos como Romeu e Julieta, Hamlet, O Mercador de Veneza, Sonho de Uma Noite de Verão, entre outras. Ele também era um poeta e pelo que se sabe, escreveu centenas de sonetos. Ou seja, ele era um homem completo dentro do quesito de literatura. Um verdadeiro artista.
O Romantismo exaltou Shakespeare acima de todos os demais autores de sua época. Considerado também o criador de muitas expressões inglesas. Shakespeare é venerado como um certo furor e exaltação em todo mundo.
Mas por que o mundo ama tanto Shakespeare? Bom, por causa de sua linguagem elevada e ao mesmo tempo humana, por causa de seus personagens " larger than life", porque seu pensamento é artístico, filosófico, poético. Shakespeare tem muito a ver conosco do que qualquer escritor. Suas peças nos levam à vida e como ela pode ser dramática, jocosa e também maravilhosa.
O bardo de Stratford-on- Avon morreu em 1616. Ele escreveu para o teatro de meados de 1590 até mais ou menos a década de 1610. Uma vida dedicada ao teatro tanto como dramaturgo quanto como ator(Sim, ele também era ator).
Seus momentos de inspiração poética são surpreendentes, pois em cada peça, se vê que seu talento para contar estórias ficava cada vez mais pronunciado, mais exigente e dramático.
Em Shakespeare Apaixonado, temos uma visão romantizada do artista. Claro, nem tudo que o filme fala é romantizado, mas em grande parte, a biografia de Shakespeare é vista sob uma ótica mais idealizada do artista. Mesmo assim, é uma excelente obra para quem está começando a se interessar por Shakespeare.
Shakespeare e sua influência jamais morrerão no Ocidente. Ele é como Dante, a Bíblia, os dramaturgos gregos Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e tantos outros artistas. Suas peças serão um acervo que roteiristas, romancistas, dramaturgos e poetas usarão por todas as épocas. Vocês conseguem entender como isso é poderoso? Um artista que jamais morrerá para o Ocidente!
Shakespeare para nos é um legado, e aquele legado que o Ocidente deve ter muito orgulho em mostrar. Ele mostra que o Renascimento foi uma obra fecunda na literatura e que nossos maiores sonhos já estavam encerrados em um homem de 500 anos atrás e que continuaremos a nos maravilhar com o bardo de Stratford-on-Avon!