Crônica de segunda #3

Seguindo em frente

Para um homem estressar e ser humilhado basta ele acordar. Eu acordo as cinco e trinta da manhã todos os dias, tomo meu café forte (para aguentar a vida tem que ser muito forte), com pão e manteiga, chego no meu trabalho, não tenho o luxo de fazer o que gosto, mas faço o meu melhor dia após dia, mesmo sofrendo injustiças diárias, meu chefe prioriza o grupo de amigos dele, eles recebem os melhores dias de folga, feriados prolongados, e fora as vendas altas que recebem.

Cresci vendendo bala em sinais de trânsito, por incrível que pareça não vim de uma família cheia de irmãos, filho único. Mas meu pai e minha mãe nunca se importaram muito comigo, não fui planejado, tive que me virar desde cedo, eles se preocupavam mais com seus problemas, meu pai eram bebidas e trabalho e minha mãe, festas com seus parentes. Cresci com algum tipo de problema psicológico, as professoras viviam chamando meus pais, inútil nunca iam, ouvia sempre da diretoria e das professoras, "você é inteligente, porem preguiçoso", do outro lado ouvia de meus pais, "não vou perder tempo de ir naquela escola ouvir aquelas desocupadas que não querem fazer o trabalho delas."

Cresci sem rumo, quando completei quinze anos abandonei a escola, não por gosto, mas porque uma terrível depressão me assombrava, meus pais não deram a mínima, tive que me virar sozinho, quantas vezes senti que ia morrer por vários motivos e não tinha ninguém para segurar minha mão, para me acalmar ou para me levar para um hospital que seja. Com dezessete anos conheci minha esposa, dois jovens sem juízo, arrumamos um filho, não tínhamos preparo emocional ou financeiro, a vida foi ficando cada vez mais difícil, ajuda não tínhamos, mas pessoas para nos apontar o dedo, isso aos montes apareciam.

O comportamento das pessoas me impressionam, preocupamos mais com coisas matérias do que com o próximo, trabalho na mesma empresa a mais de quinze anos, meu filho nasceu com alguns problemas de saúde e precisa de tratamento mensal, o plano desconta quase metade do meu salário juntando com os exames, meu salário vem faltando todo mês. Vivo no limite, terminei a escola, passei no vestibular, estou me esforçando, mas tem sido difícil, e somente ouço criticas, um conhecido perguntou porque não faço uma economia, pensei, "como se o salário vem faltando?"

Tem dias que choro sozinho no banho, não posso demonstrar fraqueza para as pessoas, o homem não tem esse direito, não posso adoecer, não posso sentir dor, medo ou qualquer coisa que me faça parecer fraco. 

Não pedimos para nascer, nem podemos escolher nossa família e nem temos o direito de resetar a vida e começar de novo. Não tem jeito, sem romantizar, o único jeito e continuar seguindo em frente. 

Willian Nicácio 08/05/2023

Willian Nicácio
Enviado por Willian Nicácio em 08/05/2023
Reeditado em 08/05/2023
Código do texto: T7783350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.