Falando dos Idosos

Com certeza para muitos leitores este aqui não é um tema agradável a ser escrito por aqui no Recanto das Letras, mas esta é uma realidade que poucos conhecem ou ainda nem chegaram a viver de perto uma situação desta natureza.

Saiba você que para muitos idosos e idosas a noite é o pior momento deles. Durante o dia, a claridade do dia, um barulho daqui e de lá, liga a televisão em um programa de religião com missa, terço ou culto, liga o rádio, escuta música e outros programas. E, assim vai ocupando a mente e tendo com que se distrair nas longas horas do dia. E as vezes até parecendo que tem gente por perto. Mas, a noite, já é bem mais difícil, é a hora de ficar tudo apagado e a casa trancada. Esta é a situação de solidão que se repete em muitos lares brasileiros independente da classe social, rico ou pobre e se tem dinheiro ou não.

Hoje, com os filhos casados e avô de quatro netos, certo senhor tem a sensação de sua missão cumprida. A vida dele agora tomou outro rumo, quando ele e a esposa se divorciaram e os próprios filhos decidiram que o pai deveria ir para um Asilo. Ele verbaliza não querer ficar na casa das irmãs, e nem dos seus filhos pois estes trabalham. Agora não tem ninguém para cuidar dele. Ele, no entanto, não se entrega a lamúrias, continua um velho vaidoso, de cabelo sempre penteado e pra sair ou conversar, faz questão de se arrumar na cadeira de rodas e deixar à mostra o relógio, a pulseira e o colar banhados a ouro. No Asilo, os primeiros anos longe da família foram mais tranquilos. As visitas dos familiares eram frequentes, e os filhos estavam presentes nas datas comemorativas como o "Dia dos Pais", o "Dia das Mães", o "Dia de Natal" ou alguma data comemorativa de aniversário. Porém, com o passar do tempo, aqueles rostos tão conhecidos foram sumindo com o passar do tempo. Agora os médicos, os cuidadores e os colegas de Asilo passaram a ser as suas companhias diárias para bater papo e receber todos os cuidados diários necessários. Em um desabafo ele denota que está muito desgostoso da vida. Pedi para a família tira-lo dali, mas não quer morar com eles. Quer ir para outro lugar, não sabe onde, só não quer incomodar.

(*)qualquer semelhança com fatos reais terá sido uma mera coincidência

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 08/05/2023
Reeditado em 08/05/2023
Código do texto: T7783094
Classificação de conteúdo: seguro