DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PCDs NO BRASIL
O cenário de inclusão de pessoas com deficiência é um ponto ainda muito delicado no Brasil. Segundo o IBGE, em 2013, 6,2% da população brasileira possui alguma dificuldade física ou intelectual. A pesquisa também aponta que a maioria são jovens que sofrem “bullying”.
No mercado de trabalho, somente 1% do total dos empregos é ocupado por PCDs, com o pensamento arcaico que eles não servem para nada. Pesquisas mostram que essas pessoas tendem a ser mais carinhosas e afetuosas. Desta forma, os clientes se sentirão mais acolhidos e entendidos. Embora, nos últimos anos, a taxa de contratação destes indivíduos tenha aumentado. Há muito a ser melhorado.
Nas escolas, a situação para crianças e adolescentes com necessidades especiais é uma pauta a ser discutida e mudada. Eles sofrem preconceitos e discriminações por parte de seus colegas que os ridicularizam e se aproveitam de suas limitações. Psicólogos falam sobre a necessidade, desde os primeiros anos de vida, de ensinar nossos filhos a respeitarem e ajudarem essas pessoas nos desafios cotidianos.
Atualmente, a conjuntura brasileira não está favorável aos indivíduos com deficiências. Sabe-se que há muitos problemas a serem resolvidos. No entanto, é fundamental que a sociedade oportunize um ambiente acolhedor e políticas públicas para inserção destas pessoas no mercado de trabalho.