INFÂNCIA
Para o desenvolvimento de uma criança, múltiplos fatores devem auxiliar como a convivência nos mais variados espaços. O exemplo e estímulo são de extrema necessidade para que, na primeira infância, haja um lugar de acolhimento e de segurança.
A personalidade dos seres humanos é moldada desde cedo, fato é que existem aqueles bebês muito calmos e alguns bem agitados. As experiências que eles vivenciaram, ao longo de suas vidas, ajudam a elaborar características que estarão presentes na fase adulta. Alguém que cresceu em um ambiente violento tende a ser bastante intenso em relação à demonstração de sentimentos. Vítimas de bullying geralmente são quietas e envergonhadas, contudo são as que possuem maior empatia. As escolas que oferecem um recinto de proteção e respeito à individualidade de cada aluno promovem uma educação mais humana ajudando a compreender as adversidades do mundo.
Quebra de ciclos é um assunto muito debatido nas redes sociais. Até pouco tempo era comum que a palmatória fosse aceita como forma de educar crianças. Hoje, já se tem em mente que a agressão só causa medo e não corrige maus comportamentos. As variáveis para um futuro feliz vêm desde pequeno. Nossa criação tem influência nas reações que temos, quando nos deparamos com problemas. Às lições familiares são as que têm peso mais forte nessas situações, tendo em vista que os colégios ensinam, entretanto não educam, pois esta é uma responsabilidade dos pais. Considerando que, quando eles escolhem onde seus filhos estudarão, dão um direcionamento na forma de futuro, que na opinião deles é o ideal para seus descendentes.
O caminho, que cada cidadão irá trilhar, depende de maneira inquestionável daquilo que lhe foi passado como certo e errado em sua juventude. Podendo escolher duas opções: continuar aquilo que lhe foi mostrado ou romper de forma total com o que lhe foi apresentado.