E o novo Rei será coroado

O Brasil já teve seus reis. Sim, assim como o Reino Unido. A realeza portuguesa por aqui desembarcou com D. Joao I. Deu-se a continuidade da realeza com D. Pedro I e mais tarde com D. Pedro II. A história mostra que por aqui vigorou o sistema monárquico até 1822. Ou seja, há relato que desde 1500 a realeza já governavam por aqui mesmo de longe. A vinda da família real para o Brasil trouxe como benefício a abertura dos portos as nações amigas. As instalações de fábricas. A criação da imprensa régia. A criação do Banco do Brasil. A criação da Casa da Moeda. A criação do jardim Botânico no Río de Janeiro. A criação da Biblioteca e do Teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.

A monarquia britânica iniciou sua formação em meados do século IX, com base no reino de Wessex. A Revolução Gloriosa, em 1688, estabeleceu a monarquia constitucional que é o modelo britânico atual. E ao contrário da monarquia do Brasil, a manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido. E não só isso a manutenção da monarquia está viva em meio aos ingleses e as sucessões seguem com o tempo e isso vem desde séculos passados. A popularidade da monarquia inglesa também se sustenta e se mantém pela visibilidade mundial em relação ao legado político britânico, muito mais amplificada do que em qualquer outra nação com o regime monárquico, como a Espanha e o Japão. Oito meses depois de subir ao trono após a morte de sua mãe, Elizabeth II, Charles III foi coroado neste sábado (6) ao lado de sua esposa, Camilla, em uma cerimônia solene e suntuosa, única na Europa, um evento que não acontecia no Reino Unido há 70 anos. Na parte final do serviço, o rei e a rainha receberam a Santa Ceia - o principal ato de adoração da igreja cristã. No momento da coroação do rei, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade.

E o novo Rei foi coroado depois de 70 anos...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 06/05/2023
Reeditado em 06/05/2023
Código do texto: T7781642
Classificação de conteúdo: seguro