a vida

A vida, por vezes, nos parece injusta ao vermos que pessoas boas, que apenas fazem o bem, vivem suas vidas, mas, de repente, entram numa onda de sofrimento, de doença, de revezes impossíveis de sair, infelizmente.

Pensando muito nisso, dá para vislumbrar que a vida é puramente isto, é mistério, é segredo e verdades que não nos pertencem, não somos donos de nós nem de nossa terrena passagem, tudo é um livro aberto onde as páginas se preenchem diariamente e amanhã já será uma outa redação, não há nada igual, as coisas nunca se repetem, e é isso que dá uma imensa sensação de gratidão por estar vivo e de se ganhar mais um dia, pois estaremos com a chance de mandar para nosso livro mais um monte de anotações, de deixar lá que fizemos algo de bom ou até mesmo que começamos uma péssima fase nessa nossa vida, tudo faz parte, tudo deve ser registrado nesse dossiê invisível.

Hoje mesmo vivencio algo inédito, tenho uma pessoa na família que está definhando, está isolada, não quer ver irmãos, não quer visitas, não quer que se metam em sua solidão, de cá, me parece que ela desistiu e está deixando a vida se levar, do jeito que ela vier, e, pensar o quanto ela já foi ativa, bondosa, amiga, enfim, está existindo uma reviravolta expressiva, ela merece toda e qualquer ajuda que se possa dar, mas não quer, não se abre, não pede, não quer que a vejamos assim, isto, também faz parte da vida, existem milhões iguais a ela neste vasto mundo, mas, nós que achamos estarmos isentos de tudo isto, pensamos em partilhar, acompanhar, ajudar, mas a vida dela chegou neste ponto e é a vida dela, devemos aceitar ou apenas insistir em alguma forma de burlar tudo e chegar nela, estaríamos violentando o fluxo do que ela quer neste momento?

Ontem senti o drama de minha esposa, nunca a vi assim, a base de um remédio forte para dormir e não dormiu imediatamente, preocupada com a irmã e com alguns afazeres, e, em estado de torpor, falando sobre sua mãe, sobre a irmã, dizendo que iria lá hoje de todo jeito, que precisava vê-la, falar, prestar sua ajuda, ver como seria possível penetrar naquela cabeça, mas, o que me chocou mesmo foi o estado que estava vendo minha esposa, ela se mostrava embriagada, mas ao mesmo tempo tão centrada na irmã, no seu sofrimento, em sua qualidade de vida, em sua desorganização em sua casa, nos cuidados ao seu filho, enfim, a sua mente era só a irmã, era só aquele mundo que ora se apresenta, chegou a fase da sua vida que a realidade é cruel e mostra o quanto as pessoas importantes se vão, elas apenas passaram em nossas vidas, mas terão que ir, nós também iremos, mas em nenhum momento criamos imagens ou expectativas de como será a nossa lá adiante, ou logo ali na esquina, faz parte da vida.

sonetosamadores
Enviado por sonetosamadores em 06/05/2023
Código do texto: T7781286
Classificação de conteúdo: seguro