Professor aposentado
Prepara-se para mais um dia. Antes de sair de casa, olha no espelho e conferia se tudo está nos conforme e não está esquecendo nada.
Repeti todos os dias esse ritual. Chegava pontual no trabalho, como um líder e professor de uma turma promissora a dar continuidade no exercício da educação, não tinha dúvida seu comportamento era avaliado nos mínimos detalhes pelos pupilos de uma classe mista com características de uma juventude cheia de sonhos.
Explanava o conteúdo com maestria, procurava “triturar” os assuntos curriculares que mesmo o amargo, algo que por ventura tornava-se maçante, a essência era transmitida como um sugar de um néctar se apresenta ao beija-flor.
Ele precisava recorrer muitas vezes aos livros e alinhar com exemplos atuais. Um assunto que rendesse likes e comentários, e garantisse um ego um pouco mais inflado naquele dia.
Muitas pesquisas era feita e selecionava. Existiam assuntos que deixavam bem evidentes seus dias depressivos: Umas mais leves e outras de características pesadas. Em algumas delas, ele havia aplicado filtros de modo que a dosagem se tornava homeopática.
Assim ensinava, ali estavam registrados seus dias mais alegres, utilizando filtros que ajudavam a predominar e amortecia a dureza sem eliminar sua mensagem.
A seleção tinha de ser perfeita. E exatamente por isso era querido por todos.
Passava muito tempo preparando as aulas, não permitia um simples deslizar afinal no seu arquivo de assuntos eram aleatórios parecia não ter fim.
Até que seu tempo de lecionar chegou ao fim, nessa seara o serviço e com a mente e olhos cansados do esforço diário, o aposentou.
Mas ainda hoje pega-se lendo e resumindo certos assuntos, prepara as aulas perfeitas. O resumo realçado, os contrastes intensificando cada notícia. E, claro, um sorriso ensaiado e exuberante que, para os mais distraídos, conseguia esconder as angústias vividas naqueles dias.
Na mente pega sua pasta, e parti para mais um dia de trabalho.
De repente volta para o mundo real, mas a primeira coisa que faz é conferir a reação dos seus alunos mesmo no devaneio. E por alguns segundos abana a cabeça dizendo baixinho: “Tempo que valeu cada milésimo de segundo que não voltam mais.....”