CAMINHANDO COM OS SÁBIOS

Certo dia, ao chegar para ensinar em novas turmas, enquanto alguns alunos faziam barulho e não me davam atenção, eu ficava na sala de aula calmo, observando tudo e rindo, parecendo o Sábio do Tao Te Ching, ou um buda, ou um Chuang Tzu, ou um Epicteto. Alguém, estranhando-me, perguntou-me se eu já tinha dado aula para adolescentes. Alguns ou muitos não gostaram de mim. Após mostrar firmeza, energia e voz forte, quando entro na sala, alguns resmungam, reclamam. Talvez o meu rosto não seja de fato bonito (rs). Ah... Encontrei a dona do lápis que alguém (ou ela) colocou na minha mochila. Perguntei: "De quem é este lápis?". Ela respondeu: "É meu!". Alguns disseram: "É dela!". Eu disse: "Alguém o colocou na minha mochila". Coisas de ser humano.

Epicteto disse: "Se alguma vez acontecer que te empenhes nas coisas exteriores, com a intenção de agradar a alguém, fica sabendo que perdeste o rumo da tua vida" (livro "O Manual de Epicteto", 23).

Marco Aurélio, o imperador-filósofo, escreveu: "Você gostaria de ser elogiado por alguém que se amaldiçoa três vezes por hora? Gostaria de agradar a uma pessoa que não está contente consigo mesma?" (livro "Meditações", VIII, 53).

O Buda Sidarta Gautama disse: "Isso persiste através dos tempos. Eles criticam os silenciosos, os que falam comedidamente e os eloquentes. No mundo, não há quem escape à crítica" (livro "Dhammapada", 227).

Osho disse: "No caminho certo, sua felicidade aumentará mais e mais a cada dia" (livro: "O Livro Completo da Meditação: equilibrando corpo, mente e espírito"). Até hoje, posso dizer que Osho está certo.

Muito obrigado, Vida!

Pastos Bons/MA, 4 (quatro) de maio de 2023.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 04/05/2023
Código do texto: T7779641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.