Um Idi Amin Dada para chamar de nosso

Para quem não se lembra ou não conheceu Idi Amin Dada, ele foi ditador de Uganda de 1971 a 1979. Segundo a Wikipédia “É considerado um dos ditadores mais brutais e déspotas da história.”.

Mas Idi Amin ficou mais conhecido por suas palhaçadas típicas de governantes de países insignificantes.

Usava uniforme militar decorado com dezenas de medalhas sem nenhum significado.

Vejamos um trecho da Wikipédia que trata de seu comportamento: “Com o passar dos anos, o comportamento de Amin tornou-se mais errático, imprevisível, megalomaníaco e estridente. Depois que o Reino Unido rompeu todas as relações diplomáticas com seu regime em 1977, Amin declarou que ele havia derrotado os Britânicos e ele conferiu a si mesmo a decoração de CBE ("Conqueror of the British Empire", ou "Conquistador do Império Britânico"). Seu título autoconcedido completo acabou se tornando: "Vossa Excelência, Presidente Vitalício, Marechal de Campo Al Hadji Doutor Idi Amin Dada, VC, DSO, MC, CBE, Senhor de todas as feras da terra e peixes dos mares e conquistador do Império Britânico na África em geral e em Uganda em particular", além de sua afirmação oficialmente declarada de ser o não coroado Rei da Escócia.[114] Ele nunca recebeu a Ordem de Serviço Distinto (DSO) ou a Cruz Militar (MC). Ele conferiu a si mesmo um doutorado em direito da Universidade de Makerere, além da Cruz Vitoriosa (VC), uma medalha feita para emular a Cruz Vitória dos britânicos.”.

Hoje para nossa distração de povo que não leva nada a sério, temos o nosso Idi Amin Inácio da Silva.

Ele não promoveu assassinatos em massa, mas acha natural e apoia que milhões de cubanos e venezuelanos vivam em condições indignas por décadas, o que equivale a uma morte em vida.

Ele se proclamou como a “Alma viva mais honesta do Brasil”.

Várias vezes se comparou a Jesus Cristo.

Recebeu diversas “medalhas” na forma de títulos Honoris causa de “cumpanheros” de ideologia alojados em universidades de vários países, títulos esses que na prática são como os de cidadãos honorários concedidos pelas câmaras municipais.

No atual mandato cismou que vai resolver os problemas do Planeta e em recentes viagens a China e Europa espalhou abobrinhas em solo estrangeiro a semelhança de sua “cumpanhera” Dilma e ressaltou para o mundo nossa condição de povo destinado ao eterno atraso econômico e insignificância cultural.

Mais uma vez ficou evidente para os estrangeiros seu desconhecimento dos fatos e falta de sensibilidade para questões diplomáticas.

A pequenez e vocação para o ridículo do nosso Idi Amin foi realçada pela penca de puxa-sacos aproveitadores de dinheiro público que levou nas suas “comitivas” tanto na Ásia como na Europa.

Nosso Idi Amin disse certa vez que “O povo se contenta com dez Reais”. Essa declaração, além do significado original se referindo a dinheiro, também pode ser notada no aspecto do amor próprio, do orgulho, porque com exceção da nossa Agricultura que se destaca por sua modernidade e volume de alimentos produzidos, nós somos um povo que nos contentamos com nossa pouca importância cultural e econômica em relação aos países mais ricos e modernos do Planeta.

Quem senão um povo ridículo pode ter um presidente que declarou que “A Amazônia não é só nossa”?

Quem senão um povo “baratinho” permite que a Amazônia seja colonizada por estrangeiros e que eles a conheçam melhor do que nós, dela extraindo riquezas que nós teimamos em não aproveitar?

De fato “nós voltamos ao cenário mundial”, mas como um povo que mostra seu fracasso como civilização porque insiste em ser pobre e insignificante num país continental e potencialmente rico.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 01/05/2023
Código do texto: T7777145
Classificação de conteúdo: seguro