O segundo parto

A partir do nascer , o bebe recebe tudo da família, mas precisa respirar por conta própria. Estamos aqui falando de uma família normal estruturada.

Winnicott acreditava que, para compreendermos o desenvolvimento humano, seria necessário partirmos de uma observação do bebê desde o período mais primitivo, leia-se, muito antes da experiência do nascimento (em oposição ao "trauma do nascimento"), para então analisarmos a relação do bebê com sua mãe a partir de então. E claro a relação mais tarde do bebê com seu pai.

Na pré-adolescência e adolescência, o jovem ou adolescente pode receber tudo do social, mas precisa encontrar a sua própria identidade. Esta é uma busca muito importante nesta fase que define os traços, as personalidades e os comportamentos.

Você que já foi adolescente, um dia, certamente deve se lembrar muito bem de como foi esta fase! Lembra ou não?

Normalmente o adolescente já não quer mais a influencia de seus pais e nem de adultos em suas decisões. Quer vestir a roupa que ele mesmo escolheu, e não a que algum adulto escolheu. Eles criam suas modas! Eles escolhem as pessoas com quem quer conviver. As vezes formando fortes vínculos e influências até maior e mais forte do que com seus familiares . Neste período estão em busca de suas próprias personalidades. Não aceitam nada pronto. Eles mesmos querem participar da construção dos seus próprios caminhos. Eles curtem seus próprios sons e baladas. Adoram o show da "Lollapalooza" que é um festival de música alternativa que acontece anualmente e é composto por gêneros como rock alternativo, heavy metal, punk rock, grunge e performances de comédia e danças, mesmo que for em dia quente, chuvoso ou frio intenso. E até enfrentam filas quilométricas para participarem deste evento. Querem os mais diferentes e os melhores presentes de aniversário e que atendam seus gostos e as modas deles. Querem ganhar a mesada e o melhor e mais moderno iPhone no Natal ou por ocasião do fim do ano letivo.

Bem isso é pra quem podem ou tenham pais e avós bem financeiramente. Pois tudo tem um alto custo e presente custa caro! Alguns já estão ficando até surdos com seus fones de ouvidos e olha que se brincar não tiram nem pra tomar banho. Eles são tão jovens e já tem centenas de coleguinhas e amigos virtuais. Conversam, jogam e discutem os mais variados assuntos o dia inteiro e noite e não gostam de serem interrompidos. Não gostam de arrumar suas camas e as bagunças que eles deixam pelo caminho. Lavar roupas, lavar as louças da cozinha, cozinhar, costurar, bordar, fazer crochê, tricô, rezar e ir na missa nem pensar!

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 30/04/2023
Reeditado em 01/05/2023
Código do texto: T7776950
Classificação de conteúdo: seguro