Uma Linha do Equador menos imaginária e mais em consonância com o Eixo Magnético

Aprendemos, desde tenra infância, que a Linha do Equador é imaginária, ou seja: não real. Daí crescemos, fazendo Doutorado, PHD de "sei lá o quê", usando a tal da imaginação. Idem para linhas de Meridianos, etc.

Pior que, daí, deduzimos formatos geométricos com seus PI, raízes de dois, de três... também sem valores definidos...

Daria para se fazer fazer uma "linha do equador" e suas correlatas (Trópicos, Meridianos, etc.) sem ter que "dar asas à imaginação"? Mais condizentes, no caso.

Nesta época do GPS acredito que sim.

Vamos lá!

No continente africano e no Oceano Pacífico poderíamos considerar a Linha do Equador equidistante às distâncias polares magnéticas reais, sem muitas distorções. Todavia na saída da África (Quênia) para adentrar ao Oceano indico ela começa a subir de modo passar acima do Siri Lanka e continuar subindo, açambarcando parte da região dos Ventos de Monções, no Sul da Ásia. Nesta região citada a Linha do Equador real está mais próxima do Polo Norte que do Polo Sul. Não equidistante, portanto. Depois a mesma começa a descer até atingir o nível de linha menos discrepante no que condiz ao Pacífico e às Américas.

Me and my wife
Enviado por Me and my wife em 30/04/2023
Código do texto: T7776479
Classificação de conteúdo: seguro