COMO?
O novo Ensino Médio na teoria é um paraíso sem escada para evitar o sonho das classes menos favorecidas no tocante ao ingresso na universidade pública.
Veja bem, a carga horária da Educação Básica para as disciplinas no chamado núcleo comum diminuiu para 18 (dezoito) horas semanais.
Como assim?
As disciplinas: português, matemática, química, física, educação física, biologia, história, geografia, inglês ou outra língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, e arte, com o novo Ensino Médio terão apenas dezoito horas semanais.
Portanto, são essas disciplinas exigidas na teoria e na prática para responder as questões da seleção chamada ENEM, para ingressar na universidade.
Assim sendo, os estudantes são obrigados a ter mais 12 (doze) horas aulas semanais, em tese em disciplinas que na prática não serão exigidas como conteúdos no ENEM, nas disciplinas: Projeto de Vida; Eletivas: 2 anuais; e 4 itinerários formativos: 1 de cada área de conhecimento.
No componente Projeto de Vida que a grosso modo representa a antiga orientação ocupacional e ou orientação vocacional sobre o que o aluno é e o que ele sonha ser.
Tudo bem, porém, para essa disciplina com 80 horas anuais, não existem avaliações formais de zero a dez como as demais disciplinas e o aluno não pode ser reprovado na mesma, basta ele está presente nas aulas, ficar calado e ou dizer o que quiser dizer.
O mesmo contexto qualitativo em termos de ensinagem e avaliações irá acontecer nas Eletivas e nos IF - Itinerários Formativos.
Que confusão, as escolas públicas, principalmente tem para resolver, uma vez que as escolas privadas dispõem de estruturas superiores em termos materiais e de pessoal, salvo, raras exceções.
O Brasil tem mais de cinco milhões de estudantes todos os anos fazendo ENEM para ingressar na Universidade pública, principalmente. Deste modo como será a avaliação do Projeto de vida de tantos candidatos, porque todos os conteúdos desta disciplina estão corretos, são os sonhos das pessoas..
Como reprová-los?