Os Josés do GENEP

Isturdia mesmo, já tive a oportunidade de falar sobre os Antônios de minha primeira série ginasial no Estadual de Pitangui. Eram seis, numa turma de 44 . E eu andava crente que compunham a mais numerosa homonimia que lá havia, mas qual o quê... Afinal, por serem os primeiros na ordem de chamada - e das arguições... - tinham ainda o Nico, o Antônio Carlos, o Golias da turma.

Mas revendo, de memória, outros grupos majoritários, dou-me conta de que os Josés perfaziam ainda um grupo mais numeroso e assim, venciam os Antônios por una cabeza...ó dos...pues ustedes saben muy bien como son los chicos con su hormonios aflorados...

Mas vamos aos Josés, que por acaso também comportam algum Antônio

José Antônio de Vasconcelos, o Pombo

José Antônio Saldanha, o Galileu

José Galdino dos Santos

José Luiz Valadares, o Zola

José Otávio Gontijo, o Cigano

José Nazareno das Mercês

José Nazareno de Freitas Bahia, o Bolão

...e vão a sete, portanto. Se não me engano, Galileu, Galdino e Bahia estavam repetindo o ano, porquanto os demais eram novatos. E nem precisava perguntar se se era novato ou repetente: as calças dos uniformes de brim cáqui exibiam as digitais...no caso e caos em ponta, canelais. E no todo, os uniformes deles eram já desbotados...quando não desabotoados... para se espantar o calor e para autoridade aos novatos, impor. E o bullying corria solto, mas sempre pra baixo...

Desse grupo, quem saiu logo, se não me engano, alguém me corrija... - foi o Zola. Mudou-se para Brasília e levou aquela penca de irmãs bonitas consigo... De pura maldade... podia bem ter ido a solas... O José Nazareno das Mercês, achando que um só Nazareno nos bastava, ou que mesmo dois não adiantavem, pediu o boné logo. Já era adulto, profissional da construção e se não me engano, já casado, ou com essa intenção... E olhem que era o colega que morava mais próximo do Ginásio, que não corria o risco de perder a chamada... Mas a impressão que tenho é que o Mercês não via futuro no francês, a língua estrangeira que estudávamos nos dois primeiros anos ginasiais. No terceiro e quarto, com a saída da língua de Zola, esse o Émile, não o Zé Luiz, entravam e entravavam o latim e o inglês...

E mais não digo pra vocês, pois de Josés e de francês, j´en ai parlé assez...

E quem sabe, antes que botem fogo nos barcos, ainda qualquer dia não passo a falar dos Marcos, que eram 4: Lopes Cançado, Saldanha, Severino e Ribeiro...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 28/04/2023
Reeditado em 28/04/2023
Código do texto: T7774971
Classificação de conteúdo: seguro