UM POUCO DO PASSADO NO PRESENTE

 

 

Sorrio para os prazeres da vida, eles são tantos que fica difícil imaginar qual o melhor, o que mais me deu felicidades. Eu olho aqueles rostos de pessoas aparentemente felizes e me transporto para o passado buscando nele lembranças que me deram momentos de grandes alegrias. Não os vivo mais, porém imagino vivê-los, sonhar não é nada demais, nada que não possamos usufruir momentaneamente pelo menos em pensamento tudo aquilo que faz parte do passado. O presente é outra etapa da vida e eu sempre procuro abastecê-lo com lembranças que não voltam mais. E fico nesse "passeio mental", mesmo me doendo a alma por não ser mais possível viver intensamente esses momentos agradáveis que ficarão para sempre arquivados em minha memória.

 

Lembro dos bailes e confraternizações de fim de ano, das amizades juvenis que se perderam no tempo, dos momentos de descontração com viagens e passeios que não ficaram esquecidos. Família e amigos são partes importantes de tudo que foi vivenciado, eu posso dizer, sem sombra de duvida, que vivi plenamente minha vida, pois aquele tempo passado foi mil vezes melhor do que esse atual. Todos sabem que viver não é fácil, mas eu tive essa sorte, essa bênção, eu nasci para viver e usufruir de tudo que me foi direcionado e jamais me arrependerei do que foi minha vida. As minhas saudades estão diante de mim, eu as cumprimento principalmente por estarem bem perto de mim, confesso que algumas lágrimas rolam quando o pensamento vai direto para determinado evento ou pessoa que me fez sorrir, fazem muita falta, eu sei, mas é a lei da vida, não podemos usufruir eternamente daquilo que nos agrada, o tempo passa, as coisas mudam, novas amizades surgem e muitas vezes nos levam por caminhos diferentes dos que costumávamos seguir. Às vezes nos decepcionamos, surgem problemas, mas com certeza são equacionados, mesmo deixando marcas. Somos humanos e errar também é humano, sonhos são defeitos, o que não impede que sigamos em frente.

 

Não somos perfeitos, a imaturidade existe em cada um de nós, quem nunca errou que atire a primeira pedra, os traumas ficam bem escondidos lá no fundo da caixa pensadora e a qualquer momento podem eclodir, mas se formos firmes em nossas decisões vamos conseguir superar e avisá-los para que fiquem bem quietinhos e que não importunem sem necessidade. Minha mente está cheia de alegrias, de vitórias, passei por muitas experiências e aprendi muito com isso. Valeu a pena viver o passado e por isso as lembranças me fazem sentir que precisam voltar ao presente como uma forma de nos alertar para aprendemos mais ainda com o presente.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 28/04/2023
Reeditado em 28/04/2023
Código do texto: T7774885
Classificação de conteúdo: seguro