Relembrando os poetas

“Eu me lembro! Eu me lembro!/ era pequeno e brincava na praia/

O mar bramia e erguendo o dorso altivo, sacudia/ a branca espuma para o céu sereno. E eu disse à minha mãe nesse momento:

Que dura orquestra! Que furor insano! / que pode haver maior do que o oceano,/ ou seja mais forte que o vento?! / minha mãe a sorrir olhou p’ros céus e respondeu: -- um ser que nós não vemos / é maior do que o mar que nós tememos, / mais forte que o tufão! Meu filho, é Deus!”

Casimiro de Abreu

Isso mesmo, esta joia poética é do imortal Casimiro de Abreu. Ao ler pode-se encantar dele se expressar sobre o sobrenatural, bate firme em muitas mentes, (inclusive na minha) Outras maravilhas como “As Primaveras” “Meus oito anos” também ajudaram ao Casimiro se destacar, nos presentear, mostrando sua demonstração aos valores familiares.

O jovem poeta, terminou seus dias na flor da juventude, 21 anos de idade parte para aquela viajem sem volta, a doença o vitimou feio. Talvez pelas grandes baladas nas madrugadas, muitas boemias, tristezas e mais tristezas escondidas, daí suas divinas inspirações? Ser poeta é ser fingidor? Não, penso que muitas vezes ser poeta é extravasar suas emoções... o fenomenal Casimiro de Abreu Não estudou muito, porque seu pai desejava que ele se embrenhasse no comércio, por ser mais vantajoso financeiramente, de fato não interessou pelos estudos, nem tanto no comércio, mas deslanchou com sua veia poética. Os valores familiares está visivelmente entranhados em alguns de seus versos, nos “meus oito anos” pode-se notar.

Não permita Deus que eu morra,/ sem que eu volte para lá;/ sem que desfrute os primores/

Que não encontro por cá;/ se, qu’inda aviste as palmeiras, /onde canta o Sabiá.

Lindos versos finais da “Canção do exílio” de Gonçalves Dias. Esse poeta extravasou seus sentimentos porque estava em Portugal, com saudade imensa de sua terra o nosso Brasil.

Grande brasileiro o nosso Gonçalves, na sua mistura genealógica descendente de português, negro, índio, uma mistura e tanto, aliás muito de nós, quantidade imensa também somos muito misturados.

Queria colocar a “Canção do exílio” toda ela aqui, mas meu texto ficaria extenso, mas realmente é uma maravilha!

Ah! Esses poetas...

Nossa! ainda tem elas, que também são imortais:

--- Cecília Meireles --- Cora Coralima e tantas! Quando as lemos parece estarmos no Céu, por exemplo, existe outra que se chama Raquel!...

Neste texto ainda não vou coloca-las pode estender e você desistir de ler, mas isso é se alguém estiver me acompanhando, porque eu não sou lido nem tanto, nem a estar entre os batutas do recanto.

Então deixa pra próxima vez, colocar sim as grandes poetisas imortais...