BOM DIA! - Bom dia por quê?

BOM DIA! - Bom dia por quê?

(Vento lusitano)

Na segunda-feira quando encontrarei um amigo o cumprimentei dizendo: - “Bom dia!” Ele em tom de brincadeira respondeu: - “Bom dia por quê?” Imediatamente começamos a rir. Claro! A resposta era só uma brincadeira.

A verdade é que felizmente dificilmente iremos dar um bom dia a alguém e receber como resposta um “bom dia por quê?” No entanto, infelizmente, dar um bom dia e não ser correspondido pelo cumprimentado na mesma proporção de educação e gentileza despendida, recebendo como resposta tão somente o seu “silêncio”, todos nós algum dia já passamos por isto, não resta dúvida é algo desagradável. Penso que dar um bom dia e não ser correspondido, receber como resposta tão somente o “silêncio” do cumprimentado é o mesmo que receber um “bom dia por quê?”.

Tal situação me fez lembrar a história do colunista, Sydney Harris, que acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana. Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou: - Ele sempre lhe trata com tanta grosseria? - Sim, infelizmente é sempre assim. - E você é sempre tão atencioso e amável com ele? - Sim, sou. - Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você? - Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes.

É sabido que todos nós temos problemas, aflições, que nem todo o dia estamos bem, no entanto, não podemos deixar tais preocupações se sobreporem a boa educação. Também não se desconhece que existem determinadas pessoas que estão sempre de mal com a vida, enfezada, com raiva, não se cansam de ofender o seu semelhante. É o livre-arbítrio. No entanto, como dizia Chico Xavier: “Há sempre, uma oportunidade para crescer e evoluir”. O bom senso, a boa educação recomenda nunca recusar um cumprimento, pois a saudação de "bom dia" além de ser um cumprimento, um gesto de educação, civilidade, significa o desejo de que o outro tenha um dia tranquilo.

Digamos sempre um “Bom dia” e retribuamos também com um “Bom dia”. Aí só lembrar o saudoso Gonzaguinha: “Viver e não ter a vergonha De ser feliz. É a vida e é a Vida.”

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 27/04/2023
Código do texto: T7774085
Classificação de conteúdo: seguro