Queimaduras

Hoje o café estava quente demais e queimou a minha língua, logo eu que prefiro os alimentos mornos, pois de quente já basta o verão eterno do Rio de Janeiro. Desagradável. Café pelando não deixa a gente sentir o sabor assim como o sol pelando nubla os nossos sentidos quando não faz baixar a pressão. Decerto que a culpa é do homem, causador do efeito estufa e algoz do meio-ambiente, destrói sua casa e depois quer reclamar que não tem onde morar, paradoxal e nota zero em inteligência.

Quase todos os dias os problemas são quentes demais e queimam os filamentos da nossa cachola, então erramos em várias atividades que não erraríamos caso a emoção não estivesse efervescente como um vulcão. Por isso que aquele que está de fora consegue enxergar bem nitidamente o óbvio que os envolvidos não enxergam, a emoção exacerbada é feito o leite no fogo que derrama por todo lado sem a gente perceber o instante que antecede a fervura, impacta, desestabiliza causando prejuízo.

No sentido figurado também acontecem queimaduras na língua, é a famosa maledicência humana. Quando a pessoa está crente que revelou algum segredo chocante do próximo, desmascarando-o, logo o feitiço vira contra o feiticeiro e ele passará vexame porque assim é a vida. Ninguém é um anjo de candura blindado contra falhas. E, tolo que é, não deveria jogar pedra no telhado do vizinho se o próprio telhado é de vidro. Os ventos mudam de direção a todo momento, ora se mudam. E tem outro ditado parecido segundo o qual “quem com ferro fere com ferro será ferido” e é melhor não facilitar. Eu não brincaria de roleta russa com a minha vida, melhor prevenir para não se queimar.

No fundo, no fundo, todas as espécies de queimadura são acarretadas por imprudência, seja real ou figurativa. Uma pimenta forte queima a mucosa da boca e se bobear, a do estômago também, era possível prever o resultado, mas o teimoso quis ver para crer, ele gosta de flertar com o perigo. A cautela poupa dores, mas se a queimadura ensinasse a, por exemplo, manter distância do forno, ao menos esse erro seria evitado da próxima vez. Ou, para bom entendedor, ficar fora de confusões para não “queimar” o corpo nem a mente é o mais sábio a fazer. Mas quem disse que o mundo é feito de sábios? Pois que paguem o preço, ninguém garantiu que seria fácil ou barato.