ANTIGÃO

(Texto Fael Velloso)

(UMA MENINA se aproxima da recepção do local. Ela parece estressada.)

 

MENINA

Boa tarde!

 

RECEPCIONISTA

Boa...

 

MENINA

Então, comprei essa caneta aqui e ela está com defeito.

 

RECEPCIONISTA

Ué, com defeito? Mas a gente geralmente testa todas as canetas que vendemos!

 

MENINA

Pois, é meu amor, mas essa tá muito com defeito!

 

RECEPCIONISTA

E qual seria o defeito, senhorita?

 

MENINA

Ela não escreve!

 

RECEPCIONISTA

Oi? Mas ela não escreve como assim? Me empresta aqui!

 

MENINA

Olha ela aí...(entrega a caneta) Coisinha inútil! Vocês vendem como se escrevesse, e essa caneta num escreve! Comprei de presente pro meu pai, fui tentar testar, e ela não faz nada.

 

RECEPCIONISTA

(usando a caneta) Querida, olha aqui, essa caneta tá FUNCIONANDO perfeitamente. Às vezes é o papel...

 

MENINA

Queridinha, eu peguei essa caneta, botei ela em cima do papel e ela NADA...

 

RECEPCIONISTA

Como assim? Simplesmente colocou ela no papel, e deu ordem!

 

MENINA

Sim, ué! Esse troço antigo, caindo em desuso, só tô dando pro meu pai, porque ele é coroa... Mas num funciona, aí num vale a pena!

 

RECEPCIONISTA

A senhorita sabe que a caneta num funciona sozinha, né? Que a gente tem que segurar ela...Escrever no papel...

 

 

MENINA

Ah, não me venha com essa! Estamos em 2035, claro que sei usar uma caneta! Me dá isso aqui! (toma a caneta da mão da RECEPCIONISTA e tem dificuldades para usar no papel.) Ah lá, tá com defeito!...Peraí...Caneta, escreva bom dia!... Viu? Quero meu dinheiro de volta!....EU VOU PROCESSAR este estabelecimento!

 

RECEPCIONISTA

Mas meu amor, canetas são usadas assim, na mão...

 

MENINA

Ela devia digitar!

 

RECEPCIONISTA

Mas para isso inventaram o computador! O teclado! O smartfone!

 

MENINA

Esta caneta num funciona! Vocês ficam vendendo estes troços antigos, esse objeto antigão, e fazem propaganda enganosa!

 

RECEPCIONISTA

Se a senhorita procurar no Google vai ver como funciona essa caneta! Ela caiu em desuso, provavelmente sua geração num usa nem sabe como, mas elas funcionam! Era assim que se escrevia antigamente!

 

MENINA

Olha, não tenho tempo para conversa! Posso trocar isso por outro presente?

 

RECEPCIONISTA

Pode ué...

 

MENINA

Ok, me dá aquele espelho ali!

 

RECEPCIONISTA

Qual espelho? (procurando e estranhando não achar)

 

MENINA

Ah, meu Deus! Aquele ali em cima da mesa, redondinho...

 

RECEPCIONISTA

(indo até a mesa e trazendo o tal espelho)

QUERIDA, isso aqui é um cd!

 

MENINA

E o que ele faz?

 

RECEPCIONISTA

Ele toca música!

 

MENINA

Ah, vá!...CD toque músicas!...

 

RECEPCIONISTA

Mas num é assim...

 

MENINA

Tá vendo, tá com defeito!

 

 

FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 24/04/2023
Código do texto: T7771978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.