A vida quase secreta das formigas

Cachorro latindo ao longe, mosca zumbindo na sala, meia perdida na gaveta, cabelo fora do lugar, fio solto na roupa, cheiro familiar que traz lembranças... Enquanto isso, uma pequena formiga caminha no chão, ignorando o latido, o zumbido, a meia perdida na gaveta, o cabelo fora do lugar...

A pequenina formiguinha segue seu caminho, sem se importar com os quês nem os porquês. Observo sua marcha. Tão resiliente, tão operacional, a formiguinha! Sua ciência ajuda na polinização de plantas e no controle de pragas, diz a Ciência, segundo a qual o corpo das formigas é dividido em três partes: cabeça, tórax e coração, num conjunto de seis patas e duas antenas.

Observo esta formiguinha caminhante. Para onde será que está indo? Nesse caso, para onde, se a época dos doces já passou? ou será que está vindo? Nesse caso, não estará a formiguinha louca da silva, tendo em vista a inflação vigorante?

A resposta vem em forma de caneta. À minha frente há esta caneta, repousando sobre uma folha de papel em branco, deitada em cima do criado-mudo. Surge a ideia de escrever sobre a vida secreta das formigas... Pego o papel, pego a caneta... mas a caneta não escreve: está exercendo apenas o papel de figurinista, assim tal qual eu.

O espetáculo é total da pequenininha formiguinha, tão resiliente, tão operacional, que me estimula a querer lembrar de onde conheço esse cheiro, que me traz lembranças vívidas ou sonhadas; que me mostra esta meia perdida na gaveta, misturada com outras roupas e conselhos; que me ensurdece quanto ao latido canino ao longe; que me aponta os fios de cabelo arredios, o fio solto na roupa, o cheiro familiar que traz lembranças.

A pequenininha amiguinha formiguinha parece não ignorar a importância das pequenas distrações do dia a dia como mecanismo de autorregulação. Parece querer dar o exemplo para toda a Humanidade de que seguir em frente parece ser o caminho, ainda que esse caminho seja um caminho desconhecido pela Ciência e/ou pela Inteligência Artificial.

Esta minha amiguinha formiguinha parece, de fato e saudavelmente, está mesmo maluquinha da silva.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 22/04/2023
Código do texto: T7769930
Classificação de conteúdo: seguro