“Não vou mudar para que gostem de mim. Não uso máscaras, sou como sou. E quem não gosta... paciência! Em 2023, os incomodados que se retirem.”

“Não vou mudar para que gostem de mim.

Não uso máscaras, sou como sou. E quem não gosta... paciência! Em 2023, os incomodados que se retirem.”

Copiei este pequeno texto informativo e aproveitei para usá-lo como título da minha crónica. É uma das respostas dos jogos nametests.

O resultado destes jogos não é definitivo, podemos escolher a resposta que mais nos agrada. Escolhida a resposta, o jogador faz essas palavras, como suas.

Hoje ao abrir o Facebook a primeira coisa que vi foi Nametests a convidar-me para jogar. Havia uma variedade enorme de sugestões, eu não sou uma “habitué” destas andanças, mas esta suscitou a minha atenção por me parecer pertinente e ótima para resenhar. Além disso, já vi isto muitas vezes, escarrapachado no Fb de algumas pessoas.

Tentarei analisar cada uma das frases segundo a minha ótica

O que me intriga nesta escolha é o tom peremptório e arrogante, carregado de frieza e azedume.

Se alguém me dissesse isso, eu dava meia volta e seguia tranquilamente o meu caminho, entregando-me ao solilóquio para tentar entender.

“Não vou mudar para que gostem de mim.”

Quem não muda são os burros e por isso colocamos palas nos seus olhos, para que sigam sempre carreiro adiante.

Nós não somos imutáveis, vamos mudando ao longo da vida e é expectável que seja para melhor. Esse é o curso normal do ser humano, se assim não for já é transtorno de personalidade.

Não somos uma massa amorfa, insensível a estímulos. Uma postura apática não é saudável.

Ninguém é perfeito, perfeito só Deus e só há um. Estamos sempre a tempo de rectificar os erros e mudar para melhor, isso chama-se humildade e coragem que culmina em evolução e está sempre á nossa frente até ao último dia da nossa vida terrena.

É tão bom gostarem de nós. É tão bom termos pessoas para gostar e animais também. Criar empatia é praticar a humanidade. A humanidade distingue-nos dos monstros. Podemos dar as mãos, fazer um cordão de boa vontade á volta da Terra e fazer um mundo melhor. Um mundo mais justo, equitativo e redondo. Isto gera um círculo porque a Terra é redonda.

Tudo o que é bom é redondo, não tem princípio nem fim, nem quinas pontiagudas; alegria, sentido de humor, misericórdia, benevolência, amor, paciência, respeito, tolerância e tantas coisas boas mais.

“Não uso máscaras, sou como sou”.

Isto nos dias de hoje já não faz sentido. Há alguns anos atrás, não pensaríamos que a humanidade iria ter de usar máscara, mas foi um fato, para nos protegermos, segundo o Serviço Mundial de Saúde.

Lembro-me que muito antes da pandemia já o falecido cantor Michael Jackson saía á rua de máscara e era apupado, anos mais tarde o mundo inteiro foi obrigado a isso e em alguns Organismos, nomeadamente Hospitais, continua a ser obrigatório o uso de máscara.

Dizer “sou como sou,” não tem cabimento. Revela arrogância, insensatez, falta de entusiasmo, iniciativa, vontade, criatividade, inovação, empenho e muita ignorância.

A pessoa acomodou-se que é o mesmo que dizer, arrumou as botas, acha que já fez tudo o que tinha a fazer e o ser humano tem uma potente máquina alojada na cabeça, chamada cérebro, com capacidades ilimitadas que lhe permite estar em constante aperfeiçoamento. Se não lhe dermos uso enferruja e depois os carretos e rodas dentadas, têm dificuldade em funcionar, chegando mesmo a emperrar.

“E quem não gostar… paciência!”

A linha de raciocínio é a mesma e o grau de sabedoria é zero. Fazer psicanálise seria uma boa ajuda. Que mais quer que lhe diga ? Olhe preste muita atenção aos ensinamentos e seja esponja, mais tarde agradecerá.

Nós tornamo-nos naquilo que nós fazemos de nós.

“Em 2023, os incomodados que se retirem.”

Será que ainda não percebeu quem é que incomoda quem?

Será que ainda não percebeu que se houver muita gente como você, o mundo não avança?

Partindo do princípio que todos os outros são pessoas conscientes, sentir-se-ão incomodados com a sua postura, logo, todos se retirarão. Já topou como ficará a sua situação? Isolado no topo dum icebergue.

Com o aquecimento global o bloco de gelo acabará por derreter e você vai ao fundo. Se for um exímio nadador talvez consiga atravessar o oceano, não descartando a forte possibilidade de encontrar o grande tubarão branco.

Criatura de Deus baixe as armas e dê a si mesmo a oportunidade de crescer e evoluir.

Todos juntos precisamos construir um mundo melhor e mais bonito. São as pessoas “bonitas” (por dentro) que fazem o mundo belo, porque o mundo são as pessoas.

Nós somos o mundo!

©️Maria D. Reis

17/04/23

Portugal 🇵🇹

Maria Dulce Leitão Reis
Enviado por Maria Dulce Leitão Reis em 20/04/2023
Reeditado em 20/04/2023
Código do texto: T7768625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.