BOLA OU BÚLICA

A bola ou búlica era o jogo de bolinhas de gude, que consistia em encaçapar a nossa bolinha em três sucessivos buracos (búlicas) dispostas em linha reta, e quando havia uma bolinha de um adversário perto de uma das búlicas o jogador tinha a opção de fazer a "bola ou búlica", ou seja, "zunir" (afastar) a bola do adversário com um bom "teco" ou tentar encaçapar sua bola e seguir em frente rumo à próxima búlica, no entanto, se errasse a opção escolhida era punido retornando ao ponto de partida. O vencedor era o que primeiro percorria as búlicas no caminho de ida e volta e, como prêmio, ele ficava com as bolinhas dos perdedores. Haviam três tipos de bolinhas: as de vidro que eram as mais comuns e baratas e poderiam ser adquiridas em armazéns, mercearias e bazares e ficavam expostas em grandes potes de vidro; haviam os "olhinhos" de cristal transparente que tinham uma bela filigrana colorida no interior da esfera de cristal, estes eram caros e importados e finalmente as temíveis e pesadas bilhas de aço que eram capazes, com um bom teco, até de partir ao meio as bolinhas de vidro, mas eram de difícil manuseio, pois para poder impulsioná-las o jogador tinha que ter muita força no polegar, eram geralmente utilizadas pelos garotos maiores e mais fortes. As bolinhas também, independente do jogo, tinham seu valor de troca: um "olhinho" valia por cinco bolinhas de vidro e uma bilha valia dez bolinhas. "Quaisquer discordâncias sobre as regras dos jogos eram motivo para nos xingar: FDP!, VTNC!, Ladrão!, Tá roubando! Então lutávamos como loucos, com socos e pontapés." Em Copacabana, sem ruas de terra batida, as búlicas eram buracos no calçamento ou pedras portuguesas que se desprendiam da calçada.

(extraido de meu livro "Confissões de um judeu em busca da brasilidade", no prelo, ver no portal www.leonponczek.prosaeverso.net

Roberto Leon Ponczek
Enviado por Roberto Leon Ponczek em 19/04/2023
Reeditado em 19/04/2023
Código do texto: T7767896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.