A polêmica sobre o "Novo" Ensino Médio
Abaixo o "novo" ensino médio que entraria em vigor agora!
Precisamos de sistemas de educação que formem pensadores, questionadores, e não somente mão-de-obra qualificada para as mais diversas atividades que visam enriquecer aos donos do capital e dos meios de produção. A educação não é para servir aos ricos, mas para formar uma massa de pessoas que consegue se enxergar e se orientar na sociedade, assim como traçar seus próprios caminhos.
As universidades, que, em tese, como em seus inícios, deveriam formar pensadores, nada mais são hoje do que formadores de pessoas que só sabem fazer o que lhes é ensinado, de forma automática e sem questionamentos. O único foco do acadêmico hoje é se formar e ganhar dinheiro, mesmo não vendo que se tornará mais um vendedor de força de trabalho que não sabe pensar. Nossos cursos de direito, de humanas, de medicina são formadores de trabalhadores, não temos pesquisadores, cientistas, pensadores; apenas mão-de-obra, que se pensa rica, enquanto não é nada mais que classe média.
Sou do tempo em que estudávamos as baboseiras do Regime Militar: moral e cívica, cantar hinos "patrióticos"; nada de questionar, nada de pensar. Agora querem este tempo de volta.
Não vivemos para servir ao capital.
Abaixo o novo ensino médio!