Os vietnamitas contra os vietcongues

A princípio essa guerra envolvia os vietcongues e os vietnamitas.

O motivo alegado na época para esta sangrenta guerra foi a invasão de território.

A tensão entre os dois governos do Vietnã estava alta, e o governo de Ho Chi Minh convocou milhares de guerrilheiros comunistas no Sul do Vietnã a rebelarem-se contra o governo de Diem Dinh. Assim, inúmeros ataques começaram a acontecer e levaram ao início da guerra, em 1959.

Parecia um conflito interno que logo se resolveria, mas não foi bem assim.

A história das guerras iria se repetir por um longo período.

Como foi o caso da Guerra do Vietnã que começou em novembro de 1959 e se prolongou até abril de 1975.

Uma guerra que novamente envolveu grandes nações de um lado a URSS(União Soviética), a China, a Coreia do Sul, do outro lado os USA e no meio os vietnamitas, vietcongues e os cambojanos.

Uma guerra sangrenta motivada por questões ideológicas, política e de demonstração de poder na região e no mundo.

Novamente o mundo tomou um grande susto!

As consequências desta devastadora guerra foi mais de um milhão de mortos, mais de dois milhões de feridos.

Os povoados, casas e campos cultivados foram arrasados e os prejuízos enormes para o Vietnã.

Até hoje, 48 anos depois do término ainda acham vestígios desta guerra. E a contabilidade dos prejuízos desta guerra ainda continuam sendo contabilizados.

E a guerra? Para que serviu mesmo? Quem foi o ganhador desta guerra?

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 16/04/2023
Reeditado em 16/04/2023
Código do texto: T7765327
Classificação de conteúdo: seguro