TRILHANDO PELA SERRA DO PIQUARAÇÁ

Pegamos uma trilha do lado Norte da Serra do Piquaraçá, e vimos do lado Oeste as Fazendas e Povoados iluminados e do lado Leste podemos ver a cidade de Monte Santo iluminada pela Energia Elétrica.

Eu cheguei a Igreja de Santa Cruz, às 23h 20, e às 23h 30, de 06 de Abril de 2023, estava ventando muito e nevoeiro, retornei a sede por meia noite e meia, pelo caminho em parte tomado pelo Mato, até Monte Santo Bahia.

No final da Madrugada de Sexta-Feira da Paixão 07 de Abril de 2023, ainda ficava tumultuado de pessoas, defronte a Igreja de Santa Cruz, às 6 horas da manhã, todo caminho desde da Igreja Santuário, ficou tomado por fieis e turistas em plena Sexta-Feira da Paixão, 07 de Abril de 2023, às 7h 45, ainda desciam os devotos e visitantes vindo da Igreja de Santa Cruz, crianças Jovens, Maturistas, Idosos, foram ao Pico da Serra, onde fica a Santa Cruz.

Na Rua Senhor dos Passos, às 7h 48, os membros da pequena Filarmônica e tendo como integrante Isidomário Rodrigues de Oliveira (Zizi), mais até às 7h 50, podemos verem aquela multidão, e depois iam diminuindo após a chegada da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santa Cruz, a Rua Senhor dos Passos, às 8 horas da manhã de Sexta-Feira, 07 de Abril de 2023, e ao som da Filarmônica, viam sendo trazida as imagens por populares, pelo caminho de descida, em Andor o Esquife com a imagem do Senhor Morto, e as imagens de São João Evangelista e nossa Senhora da Soledade, eram trazidas por pessoas seguradas em seus braços não usavam andores.

Aos Sons das Matracas e dos Músicos que tocavam em sua Filarmônica, o Hino de Louvor a Santa Cruz. E em procissão os fieis chegavam a Praça depois começava a esquentar o Sol em pleno Outono.

Não ouviam as pessoas rezando, mais aumentaram bastante os visitantes nessa Sexta – Feira da Paixão, a Tarde e início da Noite, acontecia no Adro da Igreja Matriz, a Liturgia da Palavra e Sermão, teve a procissão com as imagens de São João Evangelista, Nossa Senhora da Soledade, e o Esquife como corpo do “Senhor Morto”, com várias pessoas de a pés acompanhavam neste trajeto, com Carros de Sons, pelas principais Ruas, Cel. Caldas, Rua das Flores, Manoel Novais, Hélcio Cardoso de Matos e Av. Luís Eduardo Magalhães e finalizando com o Cântico da Verônica nos degraus da Igreja Matriz, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

O poeta, cordelista, ensaísta e Escritor José Gonçalves do Nascimento, lançou um dos seus Livros o Livro lançado trazia o Titulo Terra Rediviva, às 21 horas, embaixo da árvore umbuzeiro no Quintal do Museu do Sertão, onde aconteceu o Lançamento do Livro Terra Rediviva de Contos e Crônicas. Sendo de autoria de José Gonçalves do Nascimento, nosso conterrâneo de Monte Santo da Bahia, acontecia esse Lançamento a noite de Sab. 08/04/2023.

O mediador Ivan Santana Cardoso, esse excluiu de chamar o cordelista José de Jesus, que também é Guia do Museu do Sertão, este poeta José de Jesus, estava presente e assistia aquela Elite Cultural, houvem falas Fúteis do Professor de História Eduardo Tolentino, nesse Lançamento José Gonçalves autografou alguns exemplares do Livro, em cada Mesa, aonde estava aqueles convidados compareceram a contista Sarah Correia de Andrade e o Advogado Luís Costa de Oliveira, e fez o uso da palavra o Diretor do Museu do Sertão, Emanoel Santos Cardoso, não faltou o Coquetel para os convidados e os Shows com Gil França e Verônica, que animou esse Evento Literário.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 16/04/2023
Código do texto: T7764975
Classificação de conteúdo: seguro