O PROPÓSITO DA VIDA.

Todos querem viver bem, anseiam por paz, alegria, contentamento em suas realizações na jornada da vida, enfim, deitar sem se preocupar com nada, levantar-se com o coração leve e sem angústias. Eu desejo isso, você também deseja, afinal, quem não almeja tais benevolências, caminhar sempre sorrindo e sem o peso da preocupação de dívidas, problemas conjugais, com filhos ou no trabalho. Somos doutrinados desde a tenra infância para buscarmos essas coisas, pois, entende-se que tais objetivos são bons encaixando-se no propósito da vida. Porém, surge o seguinte questionamento: "Para que estou na terra"? Todas essas coisas que citei compreende o verdadeiro desejo de Deus para comigo? É esse o propósito da minha vida?

Talvez o nosso maior problema esteja em dar foco demais a nós mesmos, em nosso "eu" inflado de egoísmo. Tudo é para satisfazer os desejos da nossa carne sem se importar muito com consequências ou com o próximo. Doar um pouco de si para o outro não é bem o que se vê por aí. Talvez o meu"eu" não seja o propósito da minha existência egocêntrica, e sim em doar esse "eu" ao próximo. É uma reflexão difícil, ainda mais nesses tempos tão ímpares. Passamos por estradas tortuosas e noites traiçoeiras, por uma pandemia mundial em que o isolamento foi exercitado sufocando os relacionamentos entre pessoas e famílias, contribuindo para o confinamento do ego e a exclusão da convivência social.

Desde esse terrível evento que assolou o globo terrestre eu ainda não tinha tecido em palavras algumas de minhas impressões. Assim como esse descuidado cronista de fim de semana, acredito fortemente na ideia de que, a humanidade com um todo, após a tempestade, tornaria-se tão mais humana e afetuosa consigo e com o outro. Porém, vislumbramos exatamente o contrário. O endurecimento do coração, a ausência afetuosa daquilo que nos torna mais humanos, perdemos o foco e o propósito da nossa vida ao invés de melhorar piora, essa é a impressão.

Eu não sou filho das cidades e grandes centros urbanos, não cresci em meio a buzinas e trânsito. Sou natural de Minas Gerais, fui criado em uma belíssima fazendo, natureza exuberante, rios de águas cristalinas, livre e solto. O lugar onde morei haviam muitas famílias, todas eram de certa forma unidas, uma ajudava a outra, o pouco que tínhamos era dividido. É claro que haviam seus problemas, contudo, era tão mais fácil controlá-los pelo fato de sermos uns para com os outros nos momentos difíceis da vida.

O propósito da vida consiste nisso; em amar e ser amado por si e principalmente para o próximo. Algo que na teoria é tão simples, todavia, quando colocado na prática vemos a dificuldade. Para ter paz, não é necessário uma vida glamourosa e abastada financeiramente, ajuda, mas, não é o ponto principal. A paz está quando descobrimos o nosso propósito existencial em Deus, quando somos espelhos de seu imensurável amor. O segredo de uma vida feliz é quando somos o motivo de felicidade e sorrisos em outras pessoas, e vise versa. Se cada um se esforçasse para trazer aos lábios dos outros a curva de um sorriso, isso seria infinitamente mais poderoso do que qualquer doença.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 16/04/2023
Código do texto: T7764827
Classificação de conteúdo: seguro