Binários, múltiplos ou únicos?

Preto-branco, ódio-amor, honesto-desonesto, feio-bonito,

amor-ódio, certo-errado, bom-mau, bem-mal, oito ou oitenta.

Se fôssemos duais, a formatação e a programação da vida seria previsível . Fulano é mau , sob pressão, ele agirá conforme o protocolo de maldade. Aquele colega do trabalho é limitado intelectualmente, não adianta, nunca aprenderá, não conseguiremos fazê-lo reagir como os inteligentes. Mulher é sentimental, chora à toa, homem é durão, forte. Velho é frágil, jovem suporta pressão e tarefas. Passamos nossa vida e nossas relações, classificando, rotulando e estreitando a visão. Parece ingenuidade ? Mas é assim que funcionamos. Para entender os outros temos que classificá-los e assim as coisas conectam.

Esquecemos que o mundo não é inteligível, as pessoas não são explicáveis, e caimos no erro de sempre : a dualidade do mundo e das pessoas.

Será que as pessoas têm que ser definidas? Cada um age de um jeito sob variadas condições. Os opostos são uma linha que depende de muitas circunstâncias ou de.um gatilho para nos transformar. E somos maus ou bons, feios ou bonitos.Vemos o bem ou o mal.Depende de tantos estímulos e situações. Pense aqui comigo...

Márcia Cris Almeida

16/04/2023