Verdade e Caráter

NADA contra ninguém que pense diferente de mim. Mas acho que todos devemos cultivar a verdade é o caráter. Sem fazer isso o ser humano se apaga, vira morto-vivo. Detalhe: não existe meia verdade e nem meio caráter.

Sou um homem velho e vivido que nada acumulou na vida em termos de bens, dinheiro ou posição social ou política, mas graças a Deus sempre fui - e sou - fiel à verdade é só caráter. Sou um velho pobre, chato, arengueiro e meio radical mas não fujo da verdade e nem negocio meu caráter.

Sobre a verdade gosto muito do que cantou Drummond:

“A porta da verdade está aberta/ mas só deixava passar/ seis pessoas de cada vez.// Assim não era possível atingir toda a verdade,/ porque a meia pessoa que entrava/ só trazia o perfil deusa meia verdade.// E a sua segunda metade/ voltava igualmente com meio perfil./ E os meios perfis não coincidiam.// Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta/ chegaram ao lugar luminoso/ onde a verdade esplendia seus fogos,/ Era dividida em metades,/ diferentes uma da outra.// Chegou-se a discutir qual a metade mais bela./ Mas carecia optar. Cada um optou conforme/ seu capricho, sua ilusão, sua miopia”.

No que tange ao caráter fico com o que cantou Sidronio Muralha:

“Parar. Parar não paro./ Esquecer. Esquecer não esqueço/ se caráter custa caro/ pago o preço.// Pago embora seja raro/ mas homem não tem avesso/ e o peso da pedra eu comparo/ a força do arremesso.// um rio só se for claro. / Correr,sim, mas sem tropeço./ mas se tropeçar não paro/ Nem me pergunto se padeço./ Não sou e nem serei avaro/ - Se caráter custa caro pago o preço”.

Viva a verdade é o caráter. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/04/2023
Código do texto: T7764201
Classificação de conteúdo: seguro