Construindo sociedades pacificas

Qual é o preço a pagar para construir um mundo de paz?

Você saberia dizer? Certamente não saberia.

O mundo viveu a Primeira Guerra Mundial.

O mundo viveu a Segunda Guerra Mundial.

Era o dia dois de setembro de 1945.

O fim da Segunda Guerra Mundial.

Grandes prejuízos que até hoje continuam sendo contabilizados como consequência daquela grande guerra que envolveu quase todas as nações mundiais.

O mundo horrorizado.

A Europa devastada.

Milhões de pessoas, combatentes ou não, perderam suas vida nos conflitos.

Com o fim da guerra acreditava-se que a civilização mundial, teria aprendido com a guerra, e até que enfim encontrou a tão almejada paz entre os povos e as nações.

Isso por enquanto, já que a paz em sua plenitude parece não existir.

Em 1961 foi erguido um grande muro separando dois povos, uma cisão politica.

Este muro desempenhou seu papel até novembro de 1989 quando veio por terra. Um grande acontecimento anunciando um novo século, uma nova era de prosperidade, o fim de uma Guerra Fria, a reunificação de dois povos irmãos, o fim dos regimes socialistas, o inicio da globalização e a efetivação do capitalismo no mundo.

O mundo neste momento tinha tudo para viver um mundo de paz.

Tinha, mas, não quis.

Prepararam as armas novamente em 1950 com a Guerra da Coreia que durou até vinte e sete de julho de 1953. E novamente ergueram outro muro dividindo a Coréia.

E mais tarde em 1955, o mundo foi novamente sacudido, com a Guerra do Vietnã.

Um conflito que durou até abril de 1975.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 14/04/2023
Reeditado em 14/04/2023
Código do texto: T7763585
Classificação de conteúdo: seguro