TUDO ARRUMADINHO, NO "TOC" DA ARRUMAÇÃO

Amo crônicas porque elas saem da vida ..

Era quase começo de noite.

Ao chegar em casa, bati os olhos no tabuleiro de xadrez e me enterneci ao ver a arrumação da Betinha.

Uma profissional de ouro!

Muito comprometida , caprichosa, detalhista e, sem dúvida, muito organizada.

Mas algo me chamou a atenção "por demais" naquela arrumação toda.

Antes, uma explicação: esse " por demais" eu roubei dela, mineirinha da gema que é.

A língua é viva, todos sabemos. E pega como vírus. Pegou em mim.

Então, havia ali uma arrumação simbólica que mexeu demais comigo, e que, de certa forma, nos ensina muito da vida e de como temos que entender o modo de ver e de viver das pessoas.

E assim, ela já de saída , dialogou comigo a me explicar e também a me dar aquela bronca.

- Olha, já tô de saída, e a casa estava muito bagunçada. A senhora sempre foi organizada, o que acontece agora?

- Como assim, se organizei tudo para facilitar seu trabalho?

- Sei não! Aquela bandeja da sala estava uma bagunça! A senhora já foi mais arrumadinha.

-De qual bandeja você fala?

E lá foi ela ao tabuleiro de xadrez.

- Dessa aqui, ó!-esses hominho de enfeite tava tudo fora do lugar. Não guento vê as coisas fora de ordem. Me dá um nervoso...

-Voce fala do tabuleiro do Jogo de xadrez?

- Mas.. isso é um jogo? Que esquisito...

- Sim, é um jogo, com todos os personagens do reino.

-Que reino? Ara, não pode ser. Um jogo bagunçado desse...Mas eu deixei tudo arrumadinho...pode ver! Agora a senhora vai poder jogar sem desordem.

E claro, claro que eu já tinha visto.

E me mais uma vez meu coração apertou pela dinâmica análoga às das nossas vidas.

Parecia uma puxada de orelhas... às nossas cegueiras, às nossas impaciências, à nossa falta de empatia , essa que tanto reina nos últimos tempos.

Quantas boas intenções que, a primeira vista, não percebemos.

Quantas vezes criticamos à atitude do outro porque estamos totalmente fora do tabuleiro de xadrez das vidas alheias.

Olhei pra bandeja, cada pecinha tão primorosamente colocada em cada quadradinho, tudo tão bem arrumadinho.

E ela me completou:

-Mas ainda não tá como eu quero! Parece que falta pecinha para alguns quadradinhos de cores diferentes...da próxima vez eu arrumo melhor. Com mais calma. Hoje eu já tô muito cansada.

Fiquei ali, paralisada, sem saber o que falar.

Para que lhe explicar os detalhes e estragar tanta felicidade , estampada no rosto, pelo seu trabalho bem feito...com tanto capricho?

Então, apenas lhe agradeci e me desculpei.

- Imagina, está ótimo, até eu bagunçar a bandeja de novo . Vou tomar mais cuidado.

E lá foi ela, feliz da vida por ter cumprido sua missão de arrumar com carinho.

E eu apenas torcendo para que a Betinha não tenha TOC de arrumação.

É difícil se livrar desse transtorno...eu que o diga...

Do aprendizado : A jogada mais difícil de se entender e enfrentar, acreditem, está sempre ocultada nos xadrezes das vidas.

Deve ser por isso que há tanto xeques-mate incompreensíveis pelos nossos caminhos.

Foi a lição que me ficou.