Pitanguapos e pitanguapíssimas em sessão

E o encontro aprilino dos pitanguapos e pitanguapíssimas aconteceu na noite de ontem na Comidaria, esquina da Contorno com Cuiabá. A escolha do nome do estabelecimento que já teve outra denominação de que não me lembro agora, não me pareceu das mais felizes, poeticamente, eu diria. Mas quem sou eu para discutir nomes, logo eu que sou Wangner, de registro civil, e de pia?

E o que conta é que todos os presentes pareciam felizes da vida, num congraçamento tão informal quanto agradável, ao paladar, aos olhos e aos ouvidos...e que vem se realizando de forma regular, itinerante e, sobretudo acolhedora... E um aspecto que cumpre ressaltar é também a renovada e auspiciosa diversidade dos participantes dessas tertúlias mensais, regadas e regradas a bons papos, cerveja, petiscos, que merecem bem mais do que esses meus rabiscos...

Em meus registros sobre esses encontros, que andavam de par em par, desde fins de 2014, cabe assinar que essa toada desandou com a pandemia da covid-19, que de todos nós não só dois bons anos ceifou, mas o que foi pior, muito pior, foi a perda de parentes, amigos, próximos e distantes, numa incerteza que parecia não mais ver a luz no fim do túnel... Mas o pesadelo passou graças à preponderância da ciência sobre crendices que, infelizmente, não foram poucas. E ainda assim, há quem conteste a eficácia das vacinas com argumentações veementes e circunstanciadas, que parecem até vir de alguma fonte extraterrestre ... Em meu caso, sem pagar para ver, simplesmente, o braço dou a torcer...

E por falar em torcida, enquanto se realizava o encontro, um telão de tv exibia um jogo do Cruzeiro versus Náutico pela Copa Brasil, jogo intenso e disputadíssimo no estádio dos Aflitos, no Recife, capital da cidade de Pernambuco ... como nos querem reensinar alguns. Mas tudo é questão de gosto. O Cruzeiro, com garbo e garra, teve muito maior volume de jogo, mas o resultado foi-lhe adverso. E o técnico português Pepa, apenas iniciado com a Raposa, tem o tempo a seu favor. Pelo menos, até a partida de retorno, a ser jogada no Mineirão.

E eu que costumava registrar as presenças de conterrâneos natos e naturalizados - como é o caso do impagável Marcelo Spray, que, inclusive tem e exibe até quando não solicitado a placa de cidadania honorária da Velha Serrana ... - desta vez

faço referência e reverência apenas à ...turma da rua das fábricas ... a de tecidos e a de bacias e estanhados, que tão graciosa e abundantemente prestigiou mais este capítulo da história e da geografia de nossos reencontros.

Maio fica assim mais próximo e mais esperado...

Saí quase à francesa por temor ao sereno e por compromisso de jantar. Juro, e sei que me crêem piamente... Mas o que eu queria consignar aqui, neste rodapé de página é que, munido de minha comanda - devidamente sancionada pelo inefável Fernando Teixeira - tive a surpresa de constatar, na geladeira do bar, a presença de cerveja sem álcool, que eu pedira, mas que recebera da prestimosa garçonete a negativa peremptória... e aí então me dei conta de diversidade profunda de nossa linguagem ...pois ao fazer o pedido, fi-lo dizendo ...analcoólica...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 14/04/2023
Código do texto: T7763368
Classificação de conteúdo: seguro