291 QUESTÕES

Esse livro, da editora Sextante, reúne 291 perguntas que nos fazem refletir sobre várias questões da vida. Selecionei algumas delas:

- Se pudesse usar um boneco vodu para torturar alguém, você o faria? Em caso afirmativo, quem seria a pessoa?

- Se conhece alguém em uma festa e sabe que, com certeza, que se conversar com essa pessoa ela o fará ganhar dezenas de milhões de reais, mas depois de dois anos você irá à falência e terá que lutar para dar a volta por cima. Você começaria essa conversa? Suponho que se o fizer vai esquecer imediatamente o que lhe espera.

- Se você recebesse um envelope contendo a data da sua morte e soubesse que não poderia fazer nada para mudar o seu destino, você o abriria?

- Um casal de surdos tem planos para ter um bebê por fertilização in vitro, de modo que possam garantir que a criança também será surda. Você acha isso errado? Esse procedimento deveria ser considerado ilegal?

- Para impedir a extinção da baleia azul você estaria disposto a viver como tetraplégico, paralisado do pescoço para baixo? Por quanto tempo? Suponha que, depois desse período, sua recuperação seria completa e instantânea.

- Você faria uma viagem para o futuro, mas sem possibilidade de voltar? E se pudesse levar alguns amigos? Se fosse obrigado a fazer a viagem, para que período iria?

- Como você acha que iria reagir se descobrisse que não foi o produto de um encontro aleatório de um espermatozoide com um óvulo, mas selecionado por seus pais de uma amostra de 100 embriões por causa de suas prováveis características físicas e seu temperamento?

- Você deixaria que removessem cirurgicamente um de seus dedos se isso de algum modo lhe garantisse imunidade contra as piores doenças?

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 13/04/2023
Reeditado em 13/04/2023
Código do texto: T7762960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.