Um passaporte para 2030 (1)

Eu disse aqui mesmo, certa vez, que para escrever alguma coisa ou algum assunto, nós temos que ler ou ter conhecimento prático e teórico sobre o tema escolhido para escrever. Parece simples, mas não é, as vezes cometemos erros no escrever.

Segundo, uma matéria, em 2015, Chefes de Estado e Governo, se reuniram na Sede da ONU, e decidiram sobre os Objetivos e Desenvolvimentos Sustentáveis globais, a partir de 2015 a 2030.

Eu transcrevo aqui o item 3 destes objetivos: "Nós resolvemos, entre agora e 2030, acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais. Resolvemos também criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais".

Eu aqui arrisco a falar alguma coisa e deixo a minha modesta opinião inicial sobre este item 3 destes objetivos. De inicio começo dizendo que é uma grande meta a ser alcançada até 2030. Que Deus em sua infinita bondade de pai celestial ilumine a mente de seus autores. Uma grande ousadia! Vamos imaginar um fato real de uma pessoa (com certeza existe aos milhares) que sempre viveu em meio a pobreza, dificuldades ou em meio a uma miséria sem fim ao longo dos seus setenta anos. Sempre ganhando um salario mínimo, ou fazendo bicos, tentando ter o mínimo do mínimo necessário para pagar seu aluguel ( ele ainda não conseguiu sua casa própria), agua, luz, botijão de gás, impostos e taxas, remédios (esquece aqui falar de plano de saúde), transportes (ter carro e suas manutenções nem pensar) e aqui imaginando que esta pessoa more em uma vila afastada do centro e que já tenha agua, esgoto, iluminação publica, linha de ônibus ou trem, metrô, para amenizar suas condições de vida diária. Eu fico aqui imaginando como é que os nossos representantes irão acabar com a fome, a pobreza e a miséria deste povo que tanto sofrem as mazelas deste mundo ingrato.

"...dai-lhes vós mesmo de comer e de beber e o milagre vai acontecer"

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 13/04/2023
Reeditado em 13/04/2023
Código do texto: T7762568
Classificação de conteúdo: seguro