Histórias de menino 👦 - BVIW

Tema: Livre

 

 

Eu sei de histórias de meninos das décadas de 40, 50 e 60. As décadas que fabricaram os grandes homens da atualidade. E eles viviam de modo tão simples e despreocupado… geralmente nas fazendas da família, com uma penca de irmãos. Meninos levados e arteiros, que corriam com o vento nos seus cavalos baios ou albinos. Montados em pelo, segurando em suas crinas, trotanto feito doidos pelos vales. Nadavam com as piabas nos rios ou açudes, depois da pescaria, fincando seus prêmios num graveto cuja ponta costurava os peixes pela boca. E quando subiam nas árvores de fruta, mangueiras ou jaqueiras, disputavam com os micos quem arriscava mais nas suas grimpas. Nos arbustos, balançavam roçando o chão, assobiando junto das acrobacias. Nos barrancos, brincavam de subir e descer, treinando seus músculos de homem, competindo entre si. Quando iam à cidade, tomavam banho e penteavam bem os cabelos, ficando num mutismo tímido junto dos pais, que só com os olhos comandavam a turma. Não raro levavam uma surra, cujos machucados deviam ser sarados na bacia de água com sal. Os pais da década de 60 já tinham outro modo de "domar" seus filhos, mais condescendentes, talvez buscando compensar a rigidez de sua educação. O certo é que as cicatrizes forjaram homens fortes e resilientes. Homens que honraram seus pais e seu tempo. Homens de verdade.

 

(Dedico ao Rossini Rezende, que foi um menino muito sapeca!)

 

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 11/04/2023
Código do texto: T7761013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.