VER ALÉM DO ÓBVIO (Postado no jornal TRIBUNA DO PAMPA)

Significado de óbvio: Cujo teor é de fácil entendimento; que salta aos olhos; claro e evidente. Que não é suscetível de dúvidas; em que não há incerteza; evidente ou incontestável.

Se andarmos na direção do dicionário, chegaremos à conclusão que o óbvio está longe de ser figura fácil em nosso cotidiano. Então, ver além do óbvio é compreender o que há por trás do que nos é vendido, também entender que se o informante não for especialista ou se a mídia tiver qualquer aspecto estranho, esse óbvio pode não ser tão óbvio assim. E como dizem que até o óbvio deve ser dito, que digam, mas voltaremos nosso instinto para buscar uma segunda, terceira ou quantas informações quisermos. Para chegarmos a esse ponto, temos que deixar o conformismo, o “ah tá” e o “entendi” e usar mais o “Pensarei e pesquisarei mais sobre esse tema”. Somos muito mais que isso e temos de chegar nessa conclusão o mais breve possível. O acessível está a frente, mas e o que não é tão fácil assim, deixaremos como está? Daremos um ponto final?

Nossa intuição deve ser valorizada, no entanto, a busca por respostas e vontade de aprender e pensar, deve ser superior a tudo.

É muito fácil olhar a capa de um livro e dizer que é ruim, escutar que o fulano estudou em tal instituição e a mesma não presta, ou falar que aquele ou o outro são desprezíveis ou maravilhosos sem ao menos ter trocado uma palavra sequer. Ah, mas foi o beltrano que falou e nele eu acredito. A palavra “óbvio” num contexto cultural está tornando-se subjetivo.

Certo, se é óbvio, por que a dúvida então?

Mesmo que exista uma resposta concreta, límpida e indubitável, sempre terá alguém questionando a veracidade. Nunca será unânime, sempre terá alguém que discorde. Somos um emaranhado de fios desencapados em busca do interruptor certo. Ou seja, qual o lado positivo e qual o negativo? Qual prevalece?

Diremos: O positivo, óbvio. Óbvio para quem?

Do que realmente temos certeza hoje em dia? Talvez não estamos preparados para tantas informações e mudanças, jogadas em nossas vidas. Como saberemos se é verdade? Está no livro, na história ou alguém nos disse?