BRASIL: EMBARCAÇÃO À DERIVA E SEM COMANDO

Segunda-feira, 10 de Abril de 2023.

A propósito do final desta última semana, onde o mundo quase todo comemorou o Dia da Páscoa, sabendo-se que esta efeméride é exclusiva do povo cristão, mas com certa variação promovida com o tempo, o mercantilismo tomou conta de uma boa parte dela, criando uma história paralela dos ovos de páscoa. E nada a ver com galinhas, mas sim com coelhos. Digamos que isso seja uma história mal contada.

Mas com relação a chocolate, dizem que quase ninguém o rejeita, sendo uma das delícias mais requisitadas mundo afora. E assim, com todos ainda retendo o sabor adocicado dele, é de se esperar que o clima social esteja muito bem conduzido. E lá em Brasília, mais exatamente no Senado Federal, o senador Pacheco cumpra a sua palavra de instituir a CPMI do 8 de Janeiro. Tão esperada por muitos.

No entanto, parece que o povão se desligou dessas coisas, porque permitiu que este senador adotasse condutas totalmente reprováveis. E em todos os sentidos, haja vista que desobedece até mesmo a própria Constituição Federal, assim como alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF.

Praticamente agem como se fossem absolutos. Definem e resolvem as coisas como querem, quando querem e para o que quiserem. Desconsideram até mesmo seus pares. No Senado Federal e também na Câmara de Deputados, haja vista que ambas as casas uniram-se para constituírem tal CPMI. E esta está sendo aguardada com muita expectativa e ansiedade pela própria nação.

Desse modo, pode-se estabelecer uma certa brincadeira popular, neste caso, onde de pode dizer que "já não se faz mais político e política como antigamente", haja vista que o agir desse senador é peculiar a ele mesmo, não havendo histórico anterior de uma manobra tão suja quanto a dele. Talvez próximo disso com o senador Renan, algum tempo atrás. Mas eles parecem ser da mesma laia.

É triste chegar-se à conclusão do país estar atravessando uma de suas piores fases morais e políticas. Ele anda parecendo uma embarcação em mar revolto, sem controle e domínio, bem como sem comando. Sabemos que em situações como essa, o final é a de chocar-se com recifes e ir ao fundo, inexoravelmente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/04/2023
Código do texto: T7760157
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.