O INÍCIO.

Escrever crônicas semanalmente é um desafio sem igual, depois de seis anos consecutivos nessa labuta sem fim, chega um momento em que você é pego de surpresa e acaba sem assunto; a correria do dia a dia sufoca a semana, de repente, o prazo tão longo está no limite, então, surge o questionamento, e agora? Essa semana aconteceu exatamente isso; correria, prazo esgotado, apelei para outro texto que não tinha muito haver com o gênero da crônica, porém, lapidando aqui e ali, decidi compartilhar esse, 'pensamento' filosófico.

Sendo assim... Vamos começar do início.

O primeiro ponto que desejo trabalhar desrespeito ao que está escrito no Gênesis capítulo 2.19. Onde se lê: Iahweh Deus 'modelou' então, do solo, 'todas' as feras selvagens e todas as aves do céu e as conduziu ao homem para ver como ele as chamaria: cada qual deveria levar o nome que o homem lhe desse. ( Gn 2.19 Bíblia de Jerusalém).

Em Gênesis capítulo primeiro lemos que Deus 'criou', e assim se fez toda criação, porém, no segundo capítulo parece haver uma explicação um tanto mais detalhada do que foi esse: "criou", da parte do altíssimo. Pois assim, compreendo que, o criar de Deus se concretiza em 'modelar' o 'todo' da criação. Não se limita apenas ao uso da palavra, mas, também, ao trabalho manual de, 'modelar' do solo com as mãos. Esse modelar compreende o uso do trabalho de dar forma algo sem vida para o que se tornará vivo. Assim como o homem foi modelado do solo, terra, barro, as demais criaturas também foram.

Agora, observando o versículo 21 e 22 de Gênesis capítulo 2, visualizamos a parte da criação que não foi 'modela' diretamente do solo, contudo, do próprio material já vivo, no caso, a mulher, que é modelada a partir da costela do homem, não do solo diretamente. Veja: Então Iahweh Deus fez cair um torpor sobre o homem, e ele dormiu. Tomou uma de suas costelas e fez crescer carne em seu lugar. Depois, da costela que tirara do homem, Iahweh Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem. ( Gn 2. 21,22 Bíblia de Jerusalém ). A mulher veio à existência tendo como princípio criativo, "indiretamente" o barro que em algum momento foi o homem ( quando este foi modelo ) e diretamente, material vivo, o osso da costela de Adão já como ser vivente. A mulher indiretamente é proveniente do solo, mas, diretamente, criação do próprio material celular de Adão.

Dar-me a entender que o trabalho manual de Deus não se limita somente com a modelagem do homem, assim entendo eu, que os demais animais terrestres e aves, foram igualmente modelados manualmente antes de se tornarem matéria viva carne e osso.

O que não é revelado diretamente nestes capítulos concernente a essas criações, no entanto, perfeitamente compreensível, é o fato da não datação de tempo nesses textos. A criação, ou, modelagem do solo de uma infinidade de criaturas não me parece ter um trabalho de um único dia, apenas que, sendo o escultor Deus, tudo lhe é possível em um único segundo. Deixa apenas esclarecido que não estou analisando o tempo, embora eu creia na existência do mesmo.

Essas observações foram feitas nos dois primeiros capítulos, fico imaginando como será na continuidade da leitura. Prometo, pelo menos espero, trazer no modelo da crônica as minhas impressões pessoais dos próximos capítulos.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 08/04/2023
Código do texto: T7758930
Classificação de conteúdo: seguro