A FÉ ESTARIA EM EXTINÇÃO?

Sexta-feira, 7 de Abril de 2023.

O dia de hoje, Sexta-feira da Paixão, é uma efeméride das mais representativas para o Cristianismo. Especialmente aos católicos. Porque conta a crucificação de Jesus Cristo, sacrifício este que liberou os pecados dos cristãos a partir daí.

E mesmo que seja um episódio marcante, mesmo assim muitos não entendem o fato. Mas após mais de dois mil anos passados, ainda se fala bastante disso, o assunto parece não se esgotar nunca.

Interessante é ver as apelações sobre isso. A Rede Record, cujo proprietário é um dos mais famosos pastores do país, produziu mais de uma novela a respeito desses temas. E, diga-se de passagem, trabalhos muito eficientes, com apuro e capricho. Mas que exagera em muitas das vezes em apresentar os fatos daquelas épocas. Mas com certas distorções.

E nisso vai mudando o teor das histórias que envolvem esse tema, a ponto de gerar outras. Até parece que a população gosta disso. Não se vê quase nenhuma manifestação contrária. Mas isso até pode explicar as muitas discussões mantidas entre alguns. Principalmente os que não seguem esta ou nenhuma religião. Afinal, a sabedoria popular tem uma afirmação que diz: "quem conta um conto, aumenta um ponto".

Com o passar dos tempos as práticas desta data foi se alterando. Em décadas passadas, um dia como o de hoje era muito diferente, no que concerne ao comportamento da população. Muita coisa era vedada. Também a população seguia muitas das ideias que a religião determinava. Mas hoje tudo está muito diferente de antes.

Enfim, os tempos são outros. Outrora uma religião conseguia conter ímpetos maus. Entretanto, nesses dias atuais, ela já não o consegue fazer. Por isso o mundo se violentou de forma acentuada, descabida e, agora, incontrolável. Será porque as pessoas abandonaram suas crenças?

Talvez até se explique isso pelas muitas mazelas que se sabe, perpetradas por agentes religiosos no mundo. Isso só atrapalhou a fé que muitos possuíam. Será que ainda se conseguirá reverter tal quadro? Só o tempo o dirá.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 07/04/2023
Código do texto: T7758062
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.