Noite do Lava-pés

Eu ainda lembro.

Já se passaram muito tempo que sai de lá e certa vez voltei em um feriado.

Era uma semana que terminava com um feriado assim como esta semana que estamos vivendo.

Era um feriado de Semana Santa.

O costume era participar de todas celebrações da Semana Santa ao qual pregava a doutrina religiosa aos seus fieis.

A começar pelo Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus em Jerusalém.

A igreja estava linda, agora principalmente com as reformas acontecendo em seu interior.

Naquela quinta-feira a noite fui à Missa do Lava-Pés.

A Quinta-Feira Santa é conhecida por ser o dia em que foi realizada a Última Ceia do Senhor Jesus antes do seu Calvário.

E foi juntamente com seus 12 apóstolos, que Jesus Cristo, já sabendo de antemão da traição de seu discípulo Judas e que a sua hora estava por vir, fez a refeição com seus companheiros e, logo após repartir o pão e o vinho, que simbolizavam seu corpo e sangue, o Filho de Deus levantou da mesa daquela ceia, pegou uma bacia, a encheu com água e, com uma toalha em seu ombro, começou a lavar os pés de cada apóstolo, como demonstração de humildade e purificação divina.

Jesus mesmo sabendo e prevendo que chegara a hora de passar deste mundo para o Pai, e tendo amado os seus que estavam no mundo, levou até ao extremo este seu amor.

Depois de lhes lavar os pés, disse-lhes: Compreendestes o que vos fiz?

E o Padre, naquela noite, também repetiu este gesto de humildade e lavou os pés de algumas pessoas presentes naquela Celebração.

Foi uma celebração muito bonita e significante que mostra que somos tão pequenos e necessitados da presença de Deus em nossa vida para nos conduzir, nos orientar e nos proteger de tantos males que existem no mundo de hoje.

A igreja estava lotada de fiéis como era de costume para aquela época e tinha muitos visitantes de fora.

Pessoas que vieram visitar seus familiares e rever os parentes e amigos que por ali ficaram.

Este era um costume, já que o feriado era prolongado muitos aproveitavam aqueles dias e viajavam para aquela pequena Cidade distante.

Tudo isto se estenderia até o domingo de Páscoa...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 05/04/2023
Reeditado em 05/04/2023
Código do texto: T7756822
Classificação de conteúdo: seguro