José Marques Paes - dia dos pais

Dia dos Pais - 13/08/2022.

JOSÉ MARQUES PAES - Parabéns.

SE MEU PAI ESTIVESSE VIVO HOJE, ESTARIA FAZENDO 93 ANOS, ELE QUE NASCEU NO DIA 22 DE ABRIL DE 1929, EM URUCARA AM.

Já se passaram tantos anos de sua partida, mas estas vivo em minha memória e coração, a vida é assim mesmo Pai, confota-me a minha alma, por saber, que um dia nos encontraremos no plano celestial, mas Pai, eu nao esqueço, penso muito no Senhor, lembro quando ainda curumim, o Senhor, me levava nas pescarias, nas caçadas, nas matas gerais, tempo do fábrico das castanhas no Uatumã, adentrava-mos as matas com os Mateiros (guias), e os cachorros, chegava a dá medo, fazendo as picadas, para que no final da tarde, pudessemos retornar.

Árvores enormes, castanheiras frondosas que chegavam medir 85 metros de altura, o Senhor fazia questão de me levar e eu com todo prazer, adorava ir, talvez por ser o mais velho dos homens. Havia muita caça, cutia passeava nas folhas enquanto estávamos juntando as castanhas, veado, porco espinho, mas tínhamos cuidado com a onça, que poderia aparecer. Certa vez, os cachorros, sentiram o cheiro de caça e saíram em disparada mata a dentro, os Mateiros gritavam por eles e ouviram bem longe quando eles respondiam latindo. Não teve outra alternativa, senão ir atrás dos cachorros, chegando lá, haviam encurralados porcos no buraco, mataram um e retornaram com os cachorros.

Nesse dia tinha fartura de comida, Jabuti, que foram pegando no caminho, Veado que mataram no dia anterior, Porco, e Peixes que eu havia pegado no Porto. A noite, ainda pescavam peixes de Poronga.

O Senhor sempre me levou a esses lugares maravilhosos da natureza. O Uatumã, tem praias maravilhosas, águas pretas cristalinas, as matas virgens lindíssimas. Por isso, que eu tenho muito amor pela natureza, por esses lugares agrestes. Além do mais, pesquei com o Senhor, nos lagos de Urucará e conheço cada um deles, são lindos demais e precisam ser preservados, para que os nossos filhos e netos, possam usufruir dessa dádiva da natureza.

Lembro-me bem, que certa vez, fomos pescar no Miuá e na volta a tardinha já no Lago do Cacaia, pois vinhamos pelo Furo, tinha um catauarizeiro com frutos maduros, o Senhor pegou o caniço e jogou o anzol e pegou um enorme Tambaqui, o maior peixe do dia. Foi festa.

O Senhor, me ensinou também, a ter humildade, respeitar os mais velhos, ser honesto e muitas outras coisas mais.

Eu sou o homem que sou, pela sua orientação e ensinamento.

Muito obrigado PAI, meu irmão, meu herói, meu amigo.

Mao, 22/04/2022

José Gomes Paes

Poeta e escritor urucaraense

Membro da Abeppa e Alcama