OS ACONTECIMENTOS QUENTES DA MÍDIA

OS ACONTECIMENTOS QUENTES DA MÍDIA

Todos os dias, o dia todo, a equipe midiática entra em ação para um apanhado geral dos fatos e acontecimentos, ocorridos no Ceará, no Brasil e no mundo. Nossa preocupação principal passou a ser a violência. Todos os finais de semana, o saldo fornecido pelo IML (Instituto de Medicina Legal) é triste e nos assusta. O caos permeia os quatro quantos do País e do mundo. A violência plantou semente no velho continente, o Europeu. Crimes horrendos, seqüestros, crimes passionais, abortos projetados, bebês abandonados, a velha corrupção, as bocas de fumo, fazem o cotidiano nosso de cada dia. Podem equipar as Polícias, modernizá-las que o índice de violência não retrocederá. As causas são sociais, são questões culturais, falta de instrução de uma parte da população, pois confundem pobreza com sujeira. Nosso Centro continua mais sujo ainda. As festividades natalinas, a Confraternização Universal estão aí, e o aspecto central da cidade continua uma lástima. Sujeira, fedentina, bocas de lobos sem tampa, excesso de lixo, calçadas irregulares, buracos na passagem dos pedestres, pedras do piso das praças estão soltas e ninguém toma providências. Faz vergonha a qualquer cearense o centro tradicional de Fortaleza. Prédios abandonados, mendigos e papudinhos dormindo nas estátuas das praças, realmente é um caos o centro de Fortaleza. Nem os enfeites, os adornos natalinos melhoram o aspecto macabro. É uma vergonha senhora prefeita! Nem o par de óculos da estátua da poetisa Raquel de Queiroz escapou. Os leões da praça sumiram, só existem dois ou três. Será que a nossa prefeita freqüenta o centro de nossa cidade? Enquanto, o tempo passa novos acontecimentos vão surgindo e passam a pertencer aos arquivos da história. Roubo de carros cresce 151% em sete anos. O número de carros e motos roubados de janeiro a setembro deste ano cresceu 151% no comparativo com todo o ano de 2000. Foram 32,08 veículos para cada 100 mil habitantes há sete anos, contra 80, 46 nos noves meses de 2.007. No mesmo período a frota de carros, motos, ônibus e caminhões registraram elevação de 79%. É a insegurança reinando e vencendo o planejamento do governo. Gol e uno são os preferidos dos larápios. Frota de carros aumenta 79% no Ceará. Governo decide desapropriar hotéis Excelsior E Savanah. O Estado quer desapropriar os prédios dos hotéis Excelsior e Savanah na Praça do Ferreira. A idéia é destinar os edifícios a projetos na área de cultura. O governo também negocia com o empresário Ivens Dias Branco a compra de um edifício em frente ao - Marina Park, possivelmente para a construção do novo Centro de convenções. O interesse na compra dos três imóveis integra o projeto de abertura de um corredor ligando o Centre histórico e o mar.

Escândalo e prisão – Médicos usavam crianças para fraudar SUS ( Sistema Único de Saúde). Dois médicos e o diretor do Instituto de Medicina Infantil, na Parangaba, foram presos por fraude nas verbas do SUS. Diariamente, segundo a Polícia Civil. Eles registravam cerca de 40 internações, assinando prontuários falsos ou mantendo crianças hospitalizadas sem necessidade. Outros mandados de prisão devem ser cumpridos - pela Operação Paciente Fantasma da Polícia em clínicas e hospitais conveniados. Roubo e Furto de carros. Centro, Aldeota e Fátima lideram ocorrências. Mais de 20% dos furtos e roubos de veículos registrados em Fortaleza e Região Metropolitana(RMF) estão - concentrados nos bairros Centro, Aldeota e Fátima, segundo dados do Ciops. Só no mês passado, 52 veículos foram levados destas três áreas, de um total de 251 casos ocorridos no período em 97 bairros da Capital e RMF( Região Metropolitana de Fortaleza). Ceará bate recorde de transplantes. O Ceará comemora recorde de transplantes realizados em um ano. Até agora, foram 577 cirurgias, 18 a mais do que em 2004, ano que registrara o maior número de operações do tipo. O Estado está em primeiro lugar no Norte e Nordeste em transplantes de coração e rim. Entre os motivos para o aumento de doações estão às campanhas e a história do menino Matheus, que sensibilizou a população. Governo baixa ICMS de alimentos e construção civil. A Secretaria da Fazenda anunciou a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço(ICMS) de 20 produtos. Os setores contemplados são construção civil, higiene pessoal e - hortifrutigranjeiros.

A meta é incentivar a formalidade, aumentando a arrecadação. Para empresários, a medida não deve ter impacto nos preços. Número de mortes violentas no Ceará está abaixo da média nacional. Segundo o IBGE, o Ceará é um dos estados com menores índices de óbitos masculinos por causas violentas. São 12,8 mortes violentas para cada cem óbitos. A média nacional é de 15, 2%. CPMF: Governo em Xeque. Sem certeza da vitória no plenário do Senado, o Governo adiou mais uma vez a votação da CPMF. O Palácio tenta agora uma estratégia de última hora: repassar todos os recursos da contribuição para a saúde, o que poderia conquistar votos entre a oposição e garantir a prorrogação do imposto até 2011. O governador Cid Gomes anunciou um pacote de R4 4,95 bilhões em investimentos para infra-estrutura e meio ambiente, dinheiro que depende em boa parte da CPMF. Mais que gente apressada meu Deus. Já estão contando como favas contadas a aprovação da infeliz contribuição. Cheregato é inocentado pela justiça. A Justiça Militar absolveu o padre Cheregato da acusação de estelionato. Após quase cinco horas de julgamento, a juíza entendeu que não há provas suficientes que comprovem ato ilícito. O MP( Ministério Público) afirmou que vai recorrer da decisão. Você, que é pai, é a criatura mais feliz sobre a face da Terra. “Levante os braços aos céus e agradeça a Deus a misericórdia que lhe concedeu. Mas lembre-se de que não basta dar aos filhos o sustento e a instrução. Algo existe mais importante que tudo isso: é o exemplo. Dê a seus filhos o exemplo do trabalho, da honestidade, da dignidade em toda a sua vida”. Pessoas dotadas de bom coração, ainda existem.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 12/12/2007
Código do texto: T775431
Classificação de conteúdo: seguro