BORDÃO

Texto Fael Velloso

 

Fernando está sentado na sua mesa, coçando a cabeça pensativo. Flávio entra desesperado.

FLÁVIO: O que houve, Fernando? A Natália disse que vou ser demitido!

 

Fernando se levanta, bate na mesa e sorri.

 

FERNANDO: Não me emperra! Tu me ferra!

FLÁVIO: Oi?

 

Fernando senta-se de novo, desanimado. Bate na mesa de novo. E sorri de novo.

 

FERNANDO: Não me emperra! Tu me ferra!

FLÁVIO: Gente, o que é que eu fiz? É porque eu imprimo as matérias da faculdade na impressora da empresa? Eu devolvo os papéis...Chamequinho tá em promoção na Magal...

FERNANDO: Puta merda! Num funcionou!

FLÁVIO: O que houve? Cê tá tenso! Foi sarrado no metrô de novo?

FERNANDO: Antes fosse! Eu quero criar um bordão.

FLÁVIO: Bundão?

FERNANDO: Não! Um bordão! Aquela frase ou palavra que as pessoas ficam repetindo o tempo todo, aí todo mundo ri...Sabe? Tipo “Ai, como eu tõ bandida!”, ou “e O salário, ó!”...Ou tipo, “Vem Adão, que tô quentão!”

FLÁVIO: Essa última num tô familiarizado!

FERNANDO: Ok, Flávio, mas eu, como chefe leleske, preciso de um bordão! Até a dona Glória da Cantina tem um bordão! Geral repete!

FLÁVIO: Ela tem?

FERNANDO: Sim...Aquele “Que vitória!...

FLÁVIO:... “Ô Glória!”...Sensacional! Dona Glória é boa nisso! Toda vez que acerta... Ela fala...E... ah, você precisa mesmo de um bordão?

FERNANDO: Claro, caralho! Eu sou o chefe! Eu preciso de uma fala marcante. Alguma frase que todos repitam! Que falem em casa.

FLÁVIO: Você podia citar trechos da bíblia. Sei lá... irar num nicho mais cristão.

FERNANDO: Não, Flávio! Não! Eu preciso de uma frase. Uma palavra de impacto! Não quero dever nada pra Jesus. A palavra dele não é pra essas coisas.

FLÁVIO: Jesus num escreveu a Bíblia...

FERNANDO: Eu sei que não...Foi Dan Brown! Depois se arrependeu, e escreveu o “Código da Vinci”! Bora, me ajuda! Um bordão! Quero ser um chefe zoeiro, leleske...

FLÁVIO: Tá... Um bordão... Já sei! Toda vez que alguém te sacanear você diz “Pô, gentalha! Num me avacalha!”

FERNANDO: Não! Muito rimado!

FLÁVIO: Já sei! Toda vez que algum funcionário falar alguma asneira, tu diz: “Cara! Cê viaja!”... Aos poucos geral vai falar também, questão de tempo!

FERNANDO: Não. Quero algo um tanto Zorra Total anos 2000, mas nem tanto A Praça é Nossa... Ali, na linha tênue... Sabe?

FLÁVIO: Ok...Tênue! Já sei!...  “Tá me tirando, mano?”... Isso pega de um jeito, que viraliza! Olha, em minutos tá no Fantástico!

FERNANDO: Não, porra! Não! Preciso de algo sucinto, direto... Sabe? Que a pessoa fique impactada!

FLÁVIO: Olha, eu realmente tenho mais o que fazer! Preciso entregar...

FERNANDO: Entregar? VAI MAMAR?...(Fica pensativo) Não, né? Num foi?

FLÁVIO: Esse aí só seria usado num pré-boquete... Fica calmo,cara! Isso vai funcionar uma hora. Bordões surgem do nada! Se num surgir, Tomar no cú,xabú!

 

Flávio sai da sala. Fernando fica pensativo.

 

Tatiana entra na sala. Ela coloca alguns papéis sobre a mesa de Fernando.

 

TATIANA: Aí Fernando! Chegaram as notas do sindicato...

 

Fernando bate na mesa, se levanta sorrindo.

 

FERNANDO: Tomar no cú, xabú!

 

Tatiana se assusta e começa a chorar.

 

TATIANA: Eu vou te processar, seu monstro! Gente, esse cara é um babaca! Ele me assediou!

FERNANDO: Taquiupariu!...TAQUIUPARIU!

 

Um outro funcionário passa e sorri ao ouvir.

 

FUNCIONÁRIO: Hahahahaha Taquipiariu! Hilário!

 

Fernando sorri orgulhoso.

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 01/04/2023
Código do texto: T7754269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.