VOCÊ É SAUDOSISTA?

Você é saudosista? Eu sou um pouco! Se você pudesse rebobinar o tempo da sua vida, voltaria há momentos que julga terem sidos os melhores e mais especiais, por exemplo: Uma viagem inesquecível, um romance arrebatador, o dia do casamento, nascimento de um filho, neto ou sobrinho, a formatura na faculdade, a conquista do emprego dos sonhos, a compra do imóvel ou do automóvel, enfim, momentos que ficaram para trás, mas que trazem recordações sensacionais? Muitos diriam que sim! Talvez, seja, por isso, que nossos celulares estão repletos de fotos e vídeos registrando momentos que se foram e que nunca mais irão voltar. No entanto, isso pode levar a um exagerado saudosismo que impedi de viver e agradecer ao tempo presente, o agora, hoje! Claro que isso não significa dizer que não se deve registrar momentos que julgamos serem especiais e marcantes em nossas vidas. Óbvio que não é essa a questão. E muito menos de repetir certos momentos como, por exemplo, uma inesquecível viagem de 10 anos atrás. A questão é que aquele momento específico não volta nunca mais. Passou, se foi! É neste sentido que o excesso de saudosismo é perigoso porque ele congela o passado no presente impedindo de vivê-lo e de ser grato por ele! Enfim, Lulu Santos um dos melhores cantores (a meu ver) que o Brasil tem, tinha razão quando em uma de suas músicas usou a seguinte estrofe: "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia tudo passa, tudo sempre passará, A vida vem em ondas Como um mar, Num indo e vindo infinito." Mas um detalhe importante: Viver o agora não é, a meu ver, viver seguindo a "filosofia" Zeca pagodiana que diz: "Deixa a vida me levar, vida leva eu," em uma clara demostração de irresponsabilidade. Não é assim também, rs!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 01/04/2023
Código do texto: T7754028
Classificação de conteúdo: seguro