Um ano no Recanto

Hoje o dia amanheceu com um sol forte. Um belo dia, que mais uma vez contrariou as previsões de chuva. Nunca acreditei nelas mesmo, mas não foi por isso que eu resolvi escrever hoje.

Hoje se completa um ano que eu escrevo aqui no Recanto. Foi um dos anos em que mais aprendi a entender o mundo da escrita. Deu tempo de conhecer vários textos, e escrever alguns.

Uma curiosa data pra começar, dia 01 de abril, o dia da mentira. Coincidência ou não, eu acreditei em uma mentira que eu mesmo criei. Não deve ser obra do acaso.

Cheguei aqui pensando em escrever apenas alguns pensamentos que não tinha vontade de rever em meus cadernos e agendas. Coisas mais particulares, que eu não queria que ninguém que me conhece, viesse a ler. E por um tempo deixei eles na opção rascunho para decidir se publicaria. Já passei por situações embaraçosas por terem lido meus manuscritos em alguns cadernos que eu usava como diário, e não queria ver isso acontecer de novo. Ironicamente escolhi um lugar muito mais público, mas também um lugar em que pude manter o anonimato. Anonimato esse que eu valorizo muito, visto que o julgamento de quem conhecemos é mais cruel do que o de estranhos.

Os primeiros textos, alguns em forma de poesia, posso de dizer que foram escritos por impulso, ou melhor, por um coração que pulsava apaixonado. A maioria deles, criados nas minhas solitárias noites. Uma fase de transição na minha vida, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Graças a Deus que isso passou!

Por um tempo foi até "interessante", se é que posso dizer isso. Meus poemas eram inspirados e escritos para uma pessoa em especial. E eu a convidei a ler, com isso ela lia e comentava alguns e se tornou um diálogo informal, a distância. O problema é que quando gente quer se enganar, não adianta ninguém tentar abrir nossos olhos. E eu fiz isso, me enganei de propósito. Fechei meus olhos pra realidade, e tornei esse espaço como uma fuga do mundo real. Criei a minha própria "Terra do Nunca", o meu mundo encantado, irreal.

Mas hoje eu posso dizer que foi proveitoso, gostei de alguns textos e consegui até elogios inesperados. Conexões com leitores e leitoras de muitos locais que me apoiaram, e me inspiraram. Recebi muitos emails de alguns autores e autoras do Recanto.

Escrevi em parceria com uma amiga feita por aqui mesmo, que se tornou minha escritora favorita. Não perco nenhum texto dela.

Foi uma viagem esse último ano aqui.

Hoje a minha inspiração está praticamente hibernando, ou como raros cometas, ela aparece de tempos em tempos.

E já não escrevo mais apaixonado e nem com tanta frequência, acredito que deve ser a tal da evolução, ou superação, não sei ao certo.

Aprendi que não preciso de ter certeza em tudo.

Aprendi que posso usar o anonimato em um lugar público.

Aprendi que há leitores para todos os tipos de texto.

Aprendi que o Recanto das Letras é muito mais do que um site para escritores. É um local de criação literária, inspiração, conexão e liberdade propriamente dita.

Eu hoje digo que é página importante da minha vida.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 01/04/2023
Código do texto: T7753698
Classificação de conteúdo: seguro