Das Minhas Lembranças 58

Após a experiência de lançar dois livros pelas editoras em que se "paga para publicar", retornei ao meu modus operandi, ou seja, publicar por conta própria. É um processo que exige um custo menor, pelo menos no meu caso, que posso contar com o talento de meu filho na criação e edição eletrônica. O bom neste processo é poder acompanhar o parto, desde a gravidez.

Foi assim em 2015 ao lançar meus livros A Moça do Violoncelo (contos) e Estrelas (poesias) num só volume. Dois filhos de papel, gêmeos, que me trouxe alegria. Minha sugestão de capa foi aceita e aprimorada pelo Fernando. Disse que o conto que dá título ao livro nasceu de um vídeo de um show de David Gilmour em que uma moça ruiva, linda, tocava um violoncelo, encaixado nas pernas. Uma cena sensual. Debatemos sobre a capa de Estrelas e concluímos por uma tela de Van Gogh. Sou um contemplador de estrelas.

Para o lançamento convidei, além do Fernando, a Angélica, a Regina e a Nayara Bernardes, para formar comigo uma comissão organizadora do evento. O convite a Nayara tinha um motivo especial: é filha do meu amigo Geraldo Bernardes, que sempre me apoiara em lançamentos anteriores e outros tantos momentos de agruras. Meu bom amigo falecera. Nayara aceitou, com os olhos marejados, pela lembrança do pai.

A Moça do Violoncelo/Estrelas foi bem elaborado. Tive o cuidado na revisão, que teve a generosa e solidária contribuição da professora e poetisa gaúcha, Tânia Orsi Vargas, que também escreveu um posfácio. Os professores Vicente de Paulo e Geraldo Batista de Avila, da Escola Municipal Jonas Barcelos, de Belo Horizonte, onde participei de evento poético, escreveram o prefácio de Estrelas, com a intermediação da professora Paula Patrícia.

O lançamento aconteceu no Parque Ecológico do Eldorado, em Contagem. Para que o lançamento acontecesse neste espaço público, tive de "brigar". A Secretaria de Meio Ambiente se recusava autorizar. Bati pé e a secretaria cedeu e o evento aconteceu numa manhã de sábado, com a participação musical de Aninha Viola, poetisa e cantora de rua, moradora de Mariana, numa parceria musical com Ronaldo Freitas. Regina Rodrigues decorou o ambiente com frases retiradas de Estrelas.

O escritor Jorge Luiz Alves e sua companheira Fininha vieram do Rio de Janeiro, além da poetisa bauruense Olynda Banssan, prestigiarem o lançamento.