O PODER DA FALA

A fala é um dos principais instrumentos utilizados para a comunicação entre os seres humanos. É através da fala que os humanos expressam seus sentimentos de amor e raiva, bem como transmitem suas ideias e pensamentos interagindo com o meio em que vivem. Os fonoaudiólogos avisam que existe uma diferença entre fala e voz. Segundo estes especialistas, a voz é um som produzido pela laringe, enquanto a fala é um som articulado produzido pelos lábios, língua, dentes e céu da boca que acabam produzindo as palavras.

A sabedoria popular afirma que as palavras têm poder, porque o universo teria a capacidade de absorver tudo aquilo que se diz e de transformar as palavras proferidas em ações favoráveis ou desfavoráveis àquele que as pronunciou.

Considero a fala igual a um espelho no qual o ser humano reflete sua capacidade de comunicação. Uma fala bem articulada transmite segurança, respeito e conhecimento acerca da nossa língua materna. É prazeroso ouvir um discurso proferido por uma pessoa que domina o assunto escolhido para falar a respeito.

É admirável a forma pela qual um professor consegue calar uma plateia de calouros no seu primeiro dia de aula, quando os alunos invadem a sala em polvorosa. A relação desta turma vai depender da maneira como o professor vai usar sua fala para manter a ordem na sala.

Neste momento, a fala deve expressar autoridade, mas sem autoritarismo. Deve ser segura e firme, porque se os alunos perceberem que o professor tremeu, já era. O professor perdeu de vez e a possibilidade de manter um diálogo respeitoso com estes alunos.

A fala de um de um médico no qual se confia, também é muito importante para a cura do paciente. Falar de maneira clara sobre o mal que aflige a pessoa, explicando a profundidade ou não da questão, é fundamental para estreitar os laços de confiança entre médico e paciente. A fala e a maneira como o profissional fala é muito importante nesse processo.

Médico precisa ser firme na sua fala transmitindo confiança, segurança, respeito e, em especial, conhecimento sobre o assunto sobre o qual fala. É importante também, que a fala não seja dura. É necessário existir um pouco de carinho, cordialidade e humanidade, especialmente quando se trata de uma doença grave.

A maneira como uma pessoa fala, pode cativar, estimular, reduzir estresse, alimentar ou destruir sonhos. O líder de uma equipe de trabalho, por exemplo, deve ser bastante cuidadoso com sua fala. Afinal, se ela não possuir os elementos necessários, pode destruir a autoestima da equipe.

Um líder habilidoso na forma de falar, consegue respeito e atinge as metas propostas, porque consegue obter a produtividade necessária, eficácia nas ações e sucesso para a empresa.

Algumas pessoas nascem com o dom da fala. As mães, por exemplo, possuem uma habilidade espetacular na hora em que precisam chamar a atenção dos filhos, quando estes comentem alguma falta. Elas repreendem as crianças de maneira firme, mas doce. Com rigor, mas sem resquício de despotismo. Mães chamam a atenção com amor. Palavras mal-usadas, podem provocar dores e feridas que acompanharão um indivíduo ao longo de sua vida.

As mães criticam determinadas atitudes dos filhos, mas sem perder a ternura, sem arrogância e sem deixar que os filhos pareçam ridicularizados. O melhor nisto tudo é que elas agem por pura intuição, uma vez que não existe manual de instrução capaz de ensinar a uma mãe a forma correta para chamar a atenção dos filhos.

No meu tempo de criança, para chamar a atenção dos filhos, a mãe e outros adultos das famílias, muitas vezes nem precisavam fazer uso da fala. Um simples olhar já era mais do que suficiente para que as crianças entendessem que estavam fazendo algo errado.

Existe um ditado popular, cuja afirmação diz o seguinte: “As nossas palavras se transformam em ações. As nossas ações se transformam em hábitos. Os hábitos moldam o nosso caráter, que por sua vez determina o rumo de nossa vida”. Que tenhamos, portanto, muito cuidado com o poder da nossa fala.