O PROFESSOR ILUMINA O CAMINHO*

(a professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, morta por um aluno durante um ataque à faca na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo (SP), na segunda-feira, 27 de março de 2023).

Dentre as frases/homenagens em deferência ao professor, uma delas me chamou a atenção: "Educador é aquele que confecciona asas." A expressão retrata algo bem peculiar desse desafio que é lecionar, visto que pelo método comportado do ensino-aprendizagem, o professor é "orientado" a fabricar homens-padrão. Mas, que fracassa da missão ao se apaixonar pelos alunos, dando-lhes em troca não o conhecimento, mas o livre-arbítrio .. – Única lição que não se ensina nos livros. Por isso, o professor é uma insígnia do tempo, e só valorizado anos depois... - Quando passa a ser uma doce lembrança: Vínculo de gratidão pelas histórias entrelaçadas.– O amor não cai na prova. E esse é o seu carma: – Transformar meninos em homens, usando o teorema de Pitágoras, quando, na verdade, ele está “confeccionando asas”, por meio dessa relação afetuosa. O professor não é nenhum guardião do segredo do universo... - É um ser humano dotado de um sentimentalismo (contido) que o faz beirar a loucura, pois se reserva à discrição quando deveria transbordar. E que chora todas as vezes que tem que oprimir...- Que se realiza naquele quadrilátero que é uma extensão dele mesmo, mas é também um extrato do mundo. E, que move as pás dos moinhos de vento de Dom Quixote... - É um inquieto que vive de examinar os seus valores, sem deixar de encorajar os alunos a revolucionar os seus próprios destinos. As pessoas querem que lhes digam como fazer, o professor ilumina o caminho... E assim, todas as portas se abrem. Aprendemos com os pais, com o vizinho, com a palmatória, com uma pedra no sapato.. - O professor nos faz pensar... - E é por meio desse exercício que nos tornamos, verdadeiramente, livres.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 28/03/2023
Código do texto: T7750920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.