EMPATIA

*EMPATIA* é a palavra do momento. Todos esperam e cobram empatia do próximo. De tanto ouvir a tal palavrinha, fui procurar seu verdadeiro significado e encontrei no Google:

*Capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc*.

Bom, diante desta definição descobri que para mim isso não existe, não sei pra você.

Se está com um problema, sentindo muita dor física ou emocional, se está com depressão, se está no fundo do poço eu sinto muito, mas posso até tentar, porém não conseguirei sentir a sua dor. Não me colocarei em seu lugar e muito menos chegarei perto do seu estado psicológico. Estarei sim ao seu lado e lhe ouvirei com muito amor e atenção. Em momento algum eu conseguirei querer o que você quer, pois talvez é esse querer que lhe faz mal, podemos pensar sobre ele e chegarmos à real necessidade disso ou mudar o caminho para conseguir alcançar o que você quer.

Apreender como você apreendeu é impossível, você é você e eu sou eu, simples assim. Não irei pensar do mesmo jeitinho que você pensa. Se pensando assim você está como está, não seremos duas sentadas no mesmo fundo de poço.

Então, pensando assim descobri que nunca fui e nem nunca serei empática com o meu próximo.

Se precisar de mim chegarei rapidinho e lhe ouvirei, mas saiba que em minhas mãos estarei segurando uma corda, uma escada,um guincho e até um guindaste pra lhe arrancar desse buraco e trazer- lhe cá pra cima pra analisarmos a situação sob outra perspectiva. Aí sim, caminharemos juntas até a vitória e já vou avisando, pra que eu possa realmente lhe ajudar não estarei envolvida emocionalmente com você.

Simples assim.

Eu sou uma pessoa solidária, estou sempre pronta para consolar, apoiar, auxiliar, defender ou acompanhar alguém em alguma contingência, mas empática não me define como pessoa.

Izis Lima
Enviado por Izis Lima em 27/03/2023
Código do texto: T7750228
Classificação de conteúdo: seguro