Manual Didático Para Privatizar Serviços Públicos

O que fazer para privatizar os serviços públicos? Por detrás do Véu de Maya político, o qual cega a opinião pública, financie “movimentos sociais” que enfatizem um discurso de nacionalismo pífio, combate seletivo a corrupção e falso apartidarismo. Com uma retórica a base de fake news sobre os serviços estatais e recheando as redes sociais de vis polemicas e memes adolescentes, convença vários setores sociais com o discurso descontextualizado de que o Estado malvadão e cobrador de impostos deve ser vencido.

Crie uma fantasia política, sem debate crítico, a tal ponto que faça com que servidores públicos defendam o fim de serviços sociais (nos quais eles trabalham). Elabore um discurso no qual pobres moradores de favela (que não tem nenhum tostão para pagar um plano de saúde) apoiem o fim do Sus, que adolescentes de escolas públicas e fãs de “mitos” políticos torçam para o fim das universidades federais.

Deixe de investir por vários anos na manutenção e expansão desse serviço público. Com a piora do quadro fiscal do país, aproveite a situação para paralisar o envio de todos os recursos que seriam necessários para a melhoria dessa atividade mantida pelo governo.

Convide a imprensa (ávido urubu a buscar carniça para o estomago das multinacionais) e com todos os holofotes possíveis permita que a mesma explore através de sensacionalismo a seguinte concepção: a iniciativa privada é o Messias salvador da pátria. O guru mágico, que possuindo uma mão invisível nas retas relações econômicas e com muita consciência social ofertará o serviço prestado com qualidade a casa de todos os brasileiros.

Bingo, agora o cenário está perfeito para a privatização. Com uma rede sucateada, com críticas superficiais sobre os problemas vivenciados e uma opinião pública desnorteada sobre as reais causas da situação - temos agora um ambiente ideal para elaborar um projeto que entregue de bandeja (a preço de banana) a estatal para o (in)desconfiável mercado em suas ações e finalidades. Depois é só aumentar a tarifa e esperar o silencio do povo perante o empobrecimento de seus bolsos.

22.03.2018

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 26/03/2023
Código do texto: T7749579
Classificação de conteúdo: seguro